Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65399

Compartilhe esta página

Título: Aplicação do balanceamento de mão de obra e padronização do trabalho em uma linha de acabamento de baterias automotivas.
Autor(es): LIRA, Ana Isabela Ferreira Maciel de
Palavras-chave: Sistema Toyota de Produção; Operação Padronizada; Balanceamento; OLE; Desempenho; Baterias Automotivas
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: LIRA, Ana. Aplicação do balanceamento de mão de obra e padronização do trabalho em uma linha de acabamento de baterias automotivas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A competitividade no setor industrial está diretamente relacionada à capacidade das empresas de se manterem eficazes em mercados globais e locais, sendo este fator dependente de diversos elementos que impactam a eficiência, inovação e adaptação às mudanças do mercado. Com o aumento da intensidade da competitividade industrial, as empresas necessitam buscar constantemente maneiras inovadoras de estabilizar e padronizar seus processos produtivos. O presente estudo tem como objetivo melhorar a eficiência geral da linha (OLE) de uma linha de acabamento automotiva, especialmente com foco no desempenho operacional, por meio da aplicação do trabalho padronizado. Para tanto, foram adotadas práticas do Sistema Toyota de Produção (STP) voltadas a eficiência de mão de obra, seguindo etapas fundamentais, como a análise do cenário atual, a redistribuição das tarefas e a padronização das atividades entre os postos de trabalho, com o auxílio de treinamentos e documentações específicas. Foram realizadas cronoanálises em cada posto de trabalho, aplicados conceitos de Kaizen e promovidas melhorias no layout da linha de produção, com o objetivo de balancear e padronizar as atividades. A implementação da padronização operacional resultou em ganhos significativos, no qual indicador de desempenho obteve um crescimento de 10 pontos percentuais, superando a meta estabelecida pela fábrica para essa linha de produção. Como benefícios adicionais, a empresa conseguiu operar com um operador a menos na linha de acabamento, permitindo a realocação desse colaborador para outras funções, e obteve um crescimento significativo no volume de produção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65399
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Isabela Ferreira Maciel de Lira.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons