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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65399

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dc.contributor.advisorSILVA, Lucimário Gois de Oliveira-
dc.contributor.authorLIRA, Ana Isabela Ferreira Maciel de-
dc.date.accessioned2025-08-25T15:54:37Z-
dc.date.available2025-08-25T15:54:37Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationLIRA, Ana. Aplicação do balanceamento de mão de obra e padronização do trabalho em uma linha de acabamento de baterias automotivas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65399-
dc.description.abstractA competitividade no setor industrial está diretamente relacionada à capacidade das empresas de se manterem eficazes em mercados globais e locais, sendo este fator dependente de diversos elementos que impactam a eficiência, inovação e adaptação às mudanças do mercado. Com o aumento da intensidade da competitividade industrial, as empresas necessitam buscar constantemente maneiras inovadoras de estabilizar e padronizar seus processos produtivos. O presente estudo tem como objetivo melhorar a eficiência geral da linha (OLE) de uma linha de acabamento automotiva, especialmente com foco no desempenho operacional, por meio da aplicação do trabalho padronizado. Para tanto, foram adotadas práticas do Sistema Toyota de Produção (STP) voltadas a eficiência de mão de obra, seguindo etapas fundamentais, como a análise do cenário atual, a redistribuição das tarefas e a padronização das atividades entre os postos de trabalho, com o auxílio de treinamentos e documentações específicas. Foram realizadas cronoanálises em cada posto de trabalho, aplicados conceitos de Kaizen e promovidas melhorias no layout da linha de produção, com o objetivo de balancear e padronizar as atividades. A implementação da padronização operacional resultou em ganhos significativos, no qual indicador de desempenho obteve um crescimento de 10 pontos percentuais, superando a meta estabelecida pela fábrica para essa linha de produção. Como benefícios adicionais, a empresa conseguiu operar com um operador a menos na linha de acabamento, permitindo a realocação desse colaborador para outras funções, e obteve um crescimento significativo no volume de produção.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSistema Toyota de Produçãopt_BR
dc.subjectOperação Padronizadapt_BR
dc.subjectBalanceamentopt_BR
dc.subjectOLEpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectBaterias Automotivaspt_BR
dc.titleAplicação do balanceamento de mão de obra e padronização do trabalho em uma linha de acabamento de baterias automotivas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2125044858442348pt_BR
dc.description.abstractxIndustrial competitiveness is closely tied to a company’s ability to remain effective in both global and local markets. This capability depends on several factors that influence efficiency, innovation, and adaptability to market changes. As competition in the sector intensifies, organizations must continuously explore new approaches to stabilize and standardize their production systems. The present study focuses on enhancing the overall line efficiency (OLE) of an automotive finishing line, with particular emphasis on operational performance, using standardized work practices. Drawing on principles of the Toyota Production System (TPS), the research followed key steps that included assessing the current situation, redistributing tasks, and standardizing activities across workstations, supported by training initiatives and tailored documentation. Work measurement studies were conducted at each station, Kaizen practices were introduced, and adjustments were made to the production line layout in order to balance workloads and establish consistent procedures. The adoption of these measures led to significant improvements: the performance indicator rose by 10 percentage points, surpassing the factory’s target for the line. In addition, the company was able to run the finishing line with one fewer operator, reallocating that worker to other tasks, while also achieving a noticeable increase in production output.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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