Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342

Share on

Title: Podcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciências
Authors: MESQUITA, Jessica Braz de
Keywords: Podcasts e relações étnico-raciais; Formação de professores de ciências; Educação superior
Issue Date: 24-Jul-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MESQUITA, Jessica Braz de. Podcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar a utilização de podcasts como proposta complementar de formação continuada de professores de ciências relacionado à temática das relações étnico-raciais. A metodologia foi dividida em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção, foram coletados dados por meio de formulário eletrônico (F1) aplicado a 37 participantes (professores de Biologia, Física, Química ou Pedagogia) atuantes no município de Paudalho-PE. Durante a etapa de produção do podcast, os dados obtidos no formulário (F1) nortearam a criação de uma série de podcasts intitulada "Voz do Ensino Decolonial", composta por dez episódios e, para a criação desses podcasts, utilizou-se o software livre Audacity e um microfone Arcano NABUC USB. Na etapa de pós-produção, os podcasts desenvolvidos foram disponibilizados gradualmente e, em seguida, foi aplicado o formulário eletrônico (F2) a uma amostra de 27 participantes. Os resultados revelaram que 91,9% dos entrevistados sentiam-se inseguros para abordar temas étnico-raciais em sala de aula, 100% demonstraram desconhecimento sobre a legislação pertinente e 91,9% apresentavam lacunas quanto à história dos povos africanos. Esses achados justificaram a criação dos podcasts formativos, que se mostraram uma solução viável, de baixo custo e fácil distribuição via Spotify. A experiência demonstrou o potencial dos podcasts para: facilitar a aquisição de novos conhecimentos; promover mudanças nas práticas pedagógica e oferecer flexibilidade de acesso (mobilidade e assincronicidade).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jessica Braz De Mesquita.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons