Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342
Compartilhe esta página
Título: | Podcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciências |
Autor(es): | MESQUITA, Jessica Braz de |
Palavras-chave: | Podcasts e relações étnico-raciais; Formação de professores de ciências; Educação superior |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MESQUITA, Jessica Braz de. Podcasts e relações étnico-raciais na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo investigar a utilização de podcasts como proposta complementar de formação continuada de professores de ciências relacionado à temática das relações étnico-raciais. A metodologia foi dividida em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Na fase de pré-produção, foram coletados dados por meio de formulário eletrônico (F1) aplicado a 37 participantes (professores de Biologia, Física, Química ou Pedagogia) atuantes no município de Paudalho-PE. Durante a etapa de produção do podcast, os dados obtidos no formulário (F1) nortearam a criação de uma série de podcasts intitulada "Voz do Ensino Decolonial", composta por dez episódios e, para a criação desses podcasts, utilizou-se o software livre Audacity e um microfone Arcano NABUC USB. Na etapa de pós-produção, os podcasts desenvolvidos foram disponibilizados gradualmente e, em seguida, foi aplicado o formulário eletrônico (F2) a uma amostra de 27 participantes. Os resultados revelaram que 91,9% dos entrevistados sentiam-se inseguros para abordar temas étnico-raciais em sala de aula, 100% demonstraram desconhecimento sobre a legislação pertinente e 91,9% apresentavam lacunas quanto à história dos povos africanos. Esses achados justificaram a criação dos podcasts formativos, que se mostraram uma solução viável, de baixo custo e fácil distribuição via Spotify. A experiência demonstrou o potencial dos podcasts para: facilitar a aquisição de novos conhecimentos; promover mudanças nas práticas pedagógica e oferecer flexibilidade de acesso (mobilidade e assincronicidade). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65342 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jessica Braz De Mesquita.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons