Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65319

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Talyta Sampaio-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:16:06Z-
dc.date.available2025-08-22T14:16:06Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Talyta Sampaio. Sistema de equações lineares e as praxeologias utilizadas na passagem do campo algébrico para o geométrico : um olhar à luz da teoria antropológica do didático. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65319-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como intuito adquirir respostas ao seguinte tipo de questionamento que tangem ao ensino e aprendizagem do conteúdo de sistemas de equações lineares: “quais as praxeologias utilizadas por estudantes do ensino médio durante a construção da passagem do campo algébrico para o geométrico de um sistema de equação linear utilizando o GeoGebra?” Para buscarmos respostas as indagações apresentadas, delimitamos como objetivo principal deste trabalho analisar a luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) as praxeologias utilizadas pelos alunos do ensino médio na passagem do campo algébrico para o geométrico, no estudo de sistemas de equações lineares com a utilização do software GeoGebra. Nesta perspectiva, a pesquisa aqui descrita abordará em sua estrutura uma metodologia de cunho qualitativo, onde iremos interagir com o campo de estudo, desse modo, os aspectos estudados se complementam entre si, possibilitando um melhor aporte para compreender alguns fenômenos didáticos a serem analisados. Assim, a pesquisa apresentou etapas, sendo a primeira a análise previa dos conhecimentos obtidos acerca do conteúdo de sistemas de equações lineares, onde verificamos as dificuldades presentes na aprendizagem através do mapeamento de pesquisas, além de analisar como este objeto de conhecimento apresentava-se no livro didático utilizado pelos alunos do ensino médio, através da análise Organizações Matemáticas (OM). Já a segunda fase, foi a construção da sequência didática, na qual foi proposto o modelo da sequência, apresentando as justificativas das escolhas, prevendo os possíveis comportamentos dos estudantes durante a aplicação, diante do conteúdo escolhido. O terceiro momento aplicamos a sequência didática de atividades envolvendo o tema em estudo, com o auxílio do software GeoGebra e pôr fim a investigação com análise das atividades desenvolvidas nos encontros e validação da pesquisa. Diante disso, podemos observar que há desafios a serem enfrentados com a utilização do GeoGebra, porém podemos notar o quanto essa ferramenta tem eficácia na sua aplicação no que tange ao estudo sobre sistemas lineares, 2x2 como também 3x3. Notamos que os estudantes apresentaram um bom desempenho na passagem do campo algébrico para o geométrico, desenvolvendo praxeologias importantes para um bom desenvolvimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologiaspt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSistemas de Equações Linearespt_BR
dc.titleSistema de equações lineares e as praxeologias utilizadas na passagem do campo algébrico para o geométrico : um olhar à luz da teoria antropológica do didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRODRIGUES, Rochelande Felipe-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7612720815481334pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to acquire answers to the following questions regarding the teaching and learning of the content of linear equation systems: “What are the praxeologies used by high school students during the construction of the transition from the algebraic to the geometric field of a linear equation system using GeoGebra?” and “How can this transition in geometric interpretation using the software contribute to students having a better understanding of the reason for the content of linear systems, when classifying and composing them?”. In order to find answers to the questions presented, we have defined as the main objective of this work the analysis, in the light of the Anthropological Theory of Didactics (TAD), of the praxeologies used by high school students in the transition from the algebraic to the geometric field, in the study of systems of linear equations using the GeoGebra software. In this perspective, the research described here will address in its structure a qualitative methodology, where we will interact with the field of study, in this way, the aspects studied complement each other, enabling a better contribution to understanding some didactic phenomena to be analyzed. Thus, the research presented stages, the first being the prior analysis of the knowledge obtained about the content of linear equation systems, where we verified the difficulties present in learning through research mapping, in addition to analyzing how this object of knowledge was presented in the textbook used by high school students, through the analysis of Mathematical Organizations (MO), of the chapter where our mathematical object was found. The second phase was the construction of the didactic sequence, in which the sequence model was proposed, presenting the justifications for the choices, predicting the possible behaviors of the students during the application, in view of the chosen content. The third moment in which the didactic sequence of activities involving the topic under study was applied, with the help of the GeoGebra software, and the investigation was concluded with an analysis of the activities developed in the meetings and validation of the research. Given this, we can observe that there are challenges to be faced with the use of GeoGebra, but we can note how effective this tool is in its application regarding the study of linear systems, both 2x2 and 3x3. We noted that the students performed well in the transition from the algebraic to the geometric field, developing important praxeologies for good development.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6600463792961328pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Talyta Sampaio Figueiredo.pdf4,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons