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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65287

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Título: A influência da dança na melhora da qualidade de vida de crianças típicas e atípicas: uma revisão sistematizada
Autor(es): SILVA, Letícia Vitória Rodrigues da
Palavras-chave: Dança; Qualidade de vida; Crianças
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: SILVA, Letícia Vitória Rodrigues da. A influência da dança na melhora da qualidade de vida de crianças típicas e atípicas: uma revisão sistematizada. 2025. 28 f. TCC (Bacharelado em Educação Física), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A infância é uma fase importante do desenvolvimento humano, onde práticas que promovam movimento, expressão e socialização são fundamentais para o bem-estar infantil. Neste contexto, a dança mostra-se como uma intervenção acessível e integradora, com potencial para influenciar positivamente a qualidade de vida das crianças. O presente estudo teve como objetivo sintetizar achados sobre a influência da dança na qualidade de vida de crianças, tanto típicas quanto atípicas. Foi realizada uma busca na base de dados PubMed, utilizando 21 descritores e palavras-chave em inglês, organizados conforme três categorias: dança (14), qualidade de vida (5) e crianças (2). Foram incluídos artigos que abordassem as três variáveis do presente estudo e que incluíssem intervenção, instrumentos utilizados, desfechos avaliados. A triagem e extração dos dados foram realizadas por um único revisor. Um total de quatro estudos atenderam aos critérios e foram selecionados para esta revisão. Todos os estudos incluídos utilizaram a dança como principal intervenção e as amostras foram compostas por crianças típicas e atípicas. Os benefícios da intervenção foram avaliados por meio de instrumentos que mensuram diferentes dimensões da qualidade de vida, como: bem-estar emocional, funcionamento social, autoestima, percepção corporal, mobilidade, equilíbrio e função motora. Entre os principais impactos, destacam-se a melhora da coordenação motora, da postura, da sociabilidade, da autoestima e do bem-estar emocional, além da redução de sintomas negativos, do aumento da autonomia e de ganhos na realização de atividades do cotidiano. De forma geral, os resultados demonstraram efeitos positivos e multidimensionais da dança na qualidade de vida das crianças. Conclui-se que a dança é uma prática promissora para a promoção da qualidade de vida infantil, sendo aplicável em contextos escolares, clínicos e comunitários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65287
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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