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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141

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Título: PERCEPÇÕES DAS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ABUSO NÃO VAI ROLAR: APRENDENDO A SE PROTEGER"
Autor(es): Rêgo, Marília Araújo
Palavras-chave: Educação sexual adaptada; Sexualidade no desenvolvimento humano; Desafios da juventude com deficiência intelectual (DI); Uso de tecnologias educacionais; Análise qualitativa dos resultados; Descoberta sexual na juventude
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: RÊGO, Marília. Percepções das jovens com deficiência intelectual sobre a tecnologia educacional 'Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger'. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A sexualidade é essencial no desenvolvimento humano, afetando a identidade, a personalidade e todos os aspectos da vida, indo além do biológico. A juventude, período de descoberta sexual, enfrenta desafios, especialmente para jovens com deficiência intelectual (DI). A educação sexual é crucial, incluindo o uso de tecnologias educacionais interativas. Métodos: Este estudo qualitativo utilizou dados secundários de um estudo primário sobre uma Tecnologia Educacional (TE) chamada "Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger," desenvolvida para jovens com DI. A coleta da pesquisa primária reuniu 14 dados secundários de jovens com DI. Para análise se destacam três categorias: autopercepção, aspectos cognitivos e percepção do material. Discussão: Os resultados revelam autopercepções infantilizadas, desafios cognitivos e reações variadas ao material educacional. Destacam a eficácia da abordagem interativa e adaptativa, mas também a importância de abordar temas sensíveis. Conclusão: A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens sensíveis e personalizadas na educação sexual para jovens com DI. Recomenda-se ampliar amostras e explorar melhores práticas no uso de tecnologia, promovendo ambientes seguros e abertos para discussões sobre sexualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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