Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosas, Marina Araújo-
dc.contributor.authorRêgo, Marília Araújo-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:37:04Z-
dc.date.available2025-08-18T17:37:04Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2025-08-14-
dc.identifier.citationRÊGO, Marília. Percepções das jovens com deficiência intelectual sobre a tecnologia educacional 'Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger'. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141-
dc.description.abstractIntrodução: A sexualidade é essencial no desenvolvimento humano, afetando a identidade, a personalidade e todos os aspectos da vida, indo além do biológico. A juventude, período de descoberta sexual, enfrenta desafios, especialmente para jovens com deficiência intelectual (DI). A educação sexual é crucial, incluindo o uso de tecnologias educacionais interativas. Métodos: Este estudo qualitativo utilizou dados secundários de um estudo primário sobre uma Tecnologia Educacional (TE) chamada "Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger," desenvolvida para jovens com DI. A coleta da pesquisa primária reuniu 14 dados secundários de jovens com DI. Para análise se destacam três categorias: autopercepção, aspectos cognitivos e percepção do material. Discussão: Os resultados revelam autopercepções infantilizadas, desafios cognitivos e reações variadas ao material educacional. Destacam a eficácia da abordagem interativa e adaptativa, mas também a importância de abordar temas sensíveis. Conclusão: A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens sensíveis e personalizadas na educação sexual para jovens com DI. Recomenda-se ampliar amostras e explorar melhores práticas no uso de tecnologia, promovendo ambientes seguros e abertos para discussões sobre sexualidade.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação sexual adaptadapt_BR
dc.subjectSexualidade no desenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectDesafios da juventude com deficiência intelectual (DI)pt_BR
dc.subjectUso de tecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectAnálise qualitativa dos resultadospt_BR
dc.subjectDescoberta sexual na juventudept_BR
dc.titlePERCEPÇÕES DAS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ABUSO NÃO VAI ROLAR: APRENDENDO A SE PROTEGER"pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9856232951884802pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3371824132056102pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduationCCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marília Araújo Rêgo.pdf482,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons