Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosas, Marina Araújo | - |
dc.contributor.author | Rêgo, Marília Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T17:37:04Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T17:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-14 | - |
dc.identifier.citation | RÊGO, Marília. Percepções das jovens com deficiência intelectual sobre a tecnologia educacional 'Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger'. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65141 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A sexualidade é essencial no desenvolvimento humano, afetando a identidade, a personalidade e todos os aspectos da vida, indo além do biológico. A juventude, período de descoberta sexual, enfrenta desafios, especialmente para jovens com deficiência intelectual (DI). A educação sexual é crucial, incluindo o uso de tecnologias educacionais interativas. Métodos: Este estudo qualitativo utilizou dados secundários de um estudo primário sobre uma Tecnologia Educacional (TE) chamada "Abuso não vai rolar: aprendendo a se proteger," desenvolvida para jovens com DI. A coleta da pesquisa primária reuniu 14 dados secundários de jovens com DI. Para análise se destacam três categorias: autopercepção, aspectos cognitivos e percepção do material. Discussão: Os resultados revelam autopercepções infantilizadas, desafios cognitivos e reações variadas ao material educacional. Destacam a eficácia da abordagem interativa e adaptativa, mas também a importância de abordar temas sensíveis. Conclusão: A pesquisa enfatiza a necessidade de abordagens sensíveis e personalizadas na educação sexual para jovens com DI. Recomenda-se ampliar amostras e explorar melhores práticas no uso de tecnologia, promovendo ambientes seguros e abertos para discussões sobre sexualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual adaptada | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade no desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Desafios da juventude com deficiência intelectual (DI) | pt_BR |
dc.subject | Uso de tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Análise qualitativa dos resultados | pt_BR |
dc.subject | Descoberta sexual na juventude | pt_BR |
dc.title | PERCEPÇÕES DAS JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ABUSO NÃO VAI ROLAR: APRENDENDO A SE PROTEGER" | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9856232951884802 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3371824132056102 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | (CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marília Araújo Rêgo.pdf | 482,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons