Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65059

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorMENDES, Lívia Maria de Santana-
dc.date.accessioned2025-08-14T11:49:40Z-
dc.date.available2025-08-14T11:49:40Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-13-
dc.identifier.citationMENDES, Lívia Maria de Santana. A criação de recursos adaptados ao ensino de astronomia para estudantes com necessidades específicas. 2025. 34 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65059-
dc.description.abstractO ensino de Ciências nas escolas, principalmente em turmas de fundamental anos finais, vem dando espaço a práticas inovadoras, desde experimentos dentro da sala de aula até fora, em locais diferentes - dentro da própria escola ou aulas-campo. O maior desafio enfrentado por muitos professores, tem sido conseguir manter a participação e engajamento de estudantes com necessidades específicas. A sala de aula é um espaço de inclusão, tem-se turmas heterogêneas, compostas por alunos portadores de neurodivergências, em sua maioria, estudantes com TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e TEA (transtorno do espectro autista). Diante disso, este trabalho objetiva revisar ilustrações no livro didático para a criação de uma proposta de recursos adaptados ao ensino de Astronomia para estes estudantes. Partindo de uma abordagem qualitativa identifica-se desafios e limitações no livro didático, com isso, a iniciativa de criar um ambiente inclusivo e didático para que todos os estudantes tenham a oportunidade de ver representações concretas do que será estudado, deve ser uma alternativa presente nas aulas de Astronomia.pt_BR
dc.format.extent36pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRecursos adaptadospt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA criação de recursos adaptados ao ensino de astronomia para estudantes com necessidades específicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2151301550787203pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxScience teaching in schools, especially in upper elementary school classes, has been giving way to innovative practices, from experiments inside the classroom to outside, in different locations—at the school itself or in field trips. The biggest challenge faced by many teachers has been maintaining the participation and engagement of students with specific needs. The classroom is a space of inclusion, with heterogeneous classes composed of students with neurodivergences, mostly students with ADHD (attention deficit hyperactivity disorder) and ASD (autism spectrum disorder). Therefore, this objective work reviews textbook illustrations to create a proposal for resources adapted to teaching Astronomy to these students. Based on a qualitative approach, identifying challenges and limitations in the textbook, the initiative to create an inclusive and didactic environment so that all students have the opportunity to see concrete representations of what will be taught should be an alternative presented in Astronomy classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA MARIA DE SANTANA MENDES.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons