Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930
Compartilhe esta página
Título: | Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. |
Autor(es): | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães REBELO, Andressa Santos |
Palavras-chave: | política educacional; Educação Especial; inclusão educacional |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, 2018. p.51-68. |
Abstract: | Há um crescente conjunto de pesquisas que se dedicam ao estudo da política da Educação Especial e da educação inclusiva no Brasil e de suas características. A partir do conhecimento dessa literatura, este artigo objetiva analisar possíveis mudanças de perspectivas na política pública de educação brasileira direcionada ao aluno da Educação Especial de 1974 a 2014. Para o desenvolvimento do trabalho, foram consultados documentos e dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Educação brasileiro e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse material foi analisado com interlocução da literatura sobre Educação Especial/inclusiva e política educacional, sob a perspectiva de que a política educacional é parte do conjunto de políticas sociais que, de modo mais evidente a partir da promulgação da Constituição de 1988, são concebidas e implantadas na tensão entre diferentes forças: das entidades em defesa dos espaços públicos, das instituições não governamentais e de organismos internacionais, dentro de contingências de cada momento histórico e das restrições econômicas no período. Conclui-se evidenciando desafios a serem enfrentados, especialmente ao que tange ao direcionamento de recursos públicos e às formas de atendimentos propostas. |
Descrição: | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KASSAR. Abordagens da Educação Especial no Brasil. p.51-68.docx.pdf Acesso restrito | 698,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons