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Título: Diálogo entre romance e série de TV : uma leitura de The Alienist
Diálogo entre romance e série de TV : uma leitura de The Alienist
Autor(es): OLIVEIRA, Renato da Silva
OLIVEIRA, Renato da Silva
Palavras-chave: The Alienist; The Alienist; Adaptação; Adaptação; Romance policial; Romance policial; Film noir; Film noir; Narrativa audiovisual; Narrativa audiovisual
Data do documento: 25-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OOLIVEIRA, Renato da Silva. Diálogo entre romance e série de TV: uma leitura de The Alienist. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As características do romance policial e do denominado film noir são alvo de diferentes leituras ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças na linguagem literária e nas plataformas midiáticas. Nesta perspectiva, esta tese tem como objetivo principal analisar como The Alienist, tanto na versão literária de Caleb Carr, publicada originalmente em 1994, quanto na adaptação televisiva realizada em 2018, reconfigura esses gêneros, estabelecendo um diálogo que integra questões narrativas e socioculturais entre os dois objetos. No romance, os elementos da narrativa policial estruturam-se a partir da investigação conduzida por personagens que seguem a tradição do detetive analítico, remetendo às convenções do gênero estabelecidas por Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868) e Arthur Conan Doyle (1892). Já na série, a estética noir se manifesta ao utilizar elementos visuais como sombras, iluminação dramática e cenários opressivos para criar uma atmosfera de tensão e mistério. Por meio de uma metodologia comparativa e interdisciplinar, que integra estudos de adaptação (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), narrativa audiovisual (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), romance policial (Todorov, 2003; Reimão, 2005) e o noir como reflexo sociocultural (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006, Silver e Orsini, 2004), esta tese explora, além de algumas questões sobre intersemiose, como as elaborações narrativas e visuais do romance e da série refletem e amplificam debates sobre o contexto histórico e suas reverberações na contemporaneidade, para concluir que The Alienist evidencia como a ficção - literária e televisiva - pode funcionar como uma ferramenta crítica para repensar valores sociais, culturais e éticos.
As características do romance policial e do denominado film noir são alvo de diferentes leituras ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças na linguagem literária e nas plataformas midiáticas. Nesta perspectiva, esta tese tem como objetivo principal analisar como The Alienist, tanto na versão literária de Caleb Carr, publicada originalmente em 1994, quanto na adaptação televisiva realizada em 2018, reconfigura esses gêneros, estabelecendo um diálogo que integra questões narrativas e socioculturais entre os dois objetos. No romance, os elementos da narrativa policial estruturam-se a partir da investigação conduzida por personagens que seguem a tradição do detetive analítico, remetendo às convenções do gênero estabelecidas por Edgar Allan Poe (1841), Wilkie Collins (1868) e Arthur Conan Doyle (1892). Já na série, a estética noir se manifesta ao utilizar elementos visuais como sombras, iluminação dramática e cenários opressivos para criar uma atmosfera de tensão e mistério. Por meio de uma metodologia comparativa e interdisciplinar, que integra estudos de adaptação (Hutcheon, 2013; McFarlane, 1996), narrativa audiovisual (Esquenazi, 2010; Jost, 2007), romance policial (Todorov, 2003; Reimão, 2005) e o noir como reflexo sociocultural (Ortegosa, 2010; Mascarello, 2006, Silver e Orsini, 2004), esta tese explora, além de algumas questões sobre intersemiose, como as elaborações narrativas e visuais do romance e da série refletem e amplificam debates sobre o contexto histórico e suas reverberações na contemporaneidade, para concluir que The Alienist evidencia como a ficção - literária e televisiva - pode funcionar como uma ferramenta crítica para repensar valores sociais, culturais e éticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64823
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estudos Literários

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