Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64645

Comparte esta pagina

Título : Diversidade e contaminação por microplástico em camarões pelágicos de mar profundo das regiões norte e nordeste do Brasil.
Autor : XAVIER, Carlos Eduardo Aragão Neves
Palabras clave : Crustáceos; Mar profundo; Poluição plástica
Fecha de publicación : 20-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : XAVIER, Carlos Eduardo Aragão Neves. Diversidade e contaminação por microplásticos em camarões pelágicos de mar profundo das regiões norte e nordeste do Brasil Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Os camarões pelágicos desempenham papéis ecológicos cruciais em ambientes marinhos, das águas superficiais até as regiões mais profundas do oceano. São espécies que possuem grande importância na teia trófica, servindo muitas vezes como presas para espécies de elevado valor econômido e além de serem fatores determinantes no transporte de carbono para regiões de alta profundidade. Durante as expedições oceanográficas AMAZOMIX e ABRACOS, amostras representando a biodiversidade de camarões foram obtidas na região oceânica do Norte e Nordeste do Brasil, o que proporcionou uma oportunidade única para ampliar o conhecimento sobre a diversidade e ecologia desse grupo em regiões ainda pouco investigadas. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo analisar a diversidade e abundância de camarões na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de examinar os padrões de distribuição vertical desses organismos ao longo do dia. Discutindo também o impacto da poluição por microplásticos (MPs) nos ecossistemas marinhos, com foco na contaminação dos camarões de profundidade. Foram identificadas 66 espécies de camarões distribuídas em 34 gêneros e 10 famílias, destacando a Acanthephyridae como a mais representativa em número de espécies. Foram observados padrões de migração vertical diária, com a maior abundância sendo registrada em águas superficiais e a maior biomassa nas camadas mesopelágicas (400 - 800 m), ambos no período noturno, evidenciando o papel desses organismos na transferência de nutrientes e na bomba biológica de carbono. A pesquisa também documentou, pela primeira vez, formações de cardumes de invertebrados na região e ampliou a distribuição conhecida de várias espécies no Brasil. A contaminação por MPs foi avaliada em quatro espécies de camarões de profundidade, na região norte da ZEE brasileira. Foram identificadas 209 partículas de MPs em 70 espécimes (2.25 ± 2.19 indivíduo -1), sendo as fibras o formato predominante. A espécie Notostomus gibbosus apresentou o maior nível de contaminação (4.55 ± 2.01 MPs Camarão -1). Esses resultados destacam os riscos ecológicos associados à poluição por MPs, especialmente em áreas influenciadas pela pluma do Rio Amazonas, e ressaltam a importância desses camarões para a compreensão da dinâmica trófica e do impacto ambiental em regiões profundas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64645
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Oceanografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier.PDF1,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons