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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64465
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Título : | Avaliação da geometria de sistemas de aterramento na redução do impacto de descargas atmosféricas |
Autor : | TARRAGÔ, Vinícius Leal |
Palabras clave : | Descarga atmosférica; Engenharia assistida por computador; Malha de aterramento; Simulação eletromagnética |
Fecha de publicación : | 6-dic-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | TARRAGÔ, Vinícius Leal. Avaliação da geometria de sistemas de aterramento na redução do impacto de descargas atmosféricas. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho aborda o comportamento e a modelagem de sistemas de aterramento submetidos a descargas atmosféricas, com ênfase nas descargas do tipo nuvem-solo. A pesquisa concentra-se na análise da influência da geometria das malhas de aterramento e dos parâmetros que impactam a eficiência na dissipação da corrente elétrica, como a impedância de surto e a distribuição de potencial no solo. Além disso, buscou-se desenvolver uma metodologia de simulação computacional para avaliar o desempenho desses sistemas frente a correntes impulsivas. Para isso, foram realizadas simulações no software Ansys HFSS, que permite a modelagem eletromagnética detalhada de diferentes configurações de aterramento. As análises consideram variados tamanhos de malhas e diferentes arranjos de hastes verticais, visando identificar as soluções geométricas mais eficazes para a proteção contra descargas atmosféricas. A análise de sensibilidade do domínio de simulação contribuiu para definir um modelo otimizado para esta, garantindo resultados precisos sem sobrecarregar o processamento computacional. Além disso, um software em linguagem Python foi desenvolvido e integrado ao Ansys HFSS para automatização dos modelos, extração dos resultados e pós-processamento. Os resultados indicam que malhas de aterramento com maior número de hastes verticais, bem como aquelas com hastes posicionadas em pontos estratégicos, apresentam desempenho superior em termos de dissipação de corrente. A pesquisa também destaca a importância de adaptar os modelos de solo em função da frequência dos sinais, visto que as descargas atmosféricas apresentam componentes de alta frequência que influenciam a propagação da corrente no solo. Com isso, foi possível desenvolver diretrizes que podem ser aplicadas ao projeto de sistemas de aterramento mais eficazes e seguros. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64465 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica |
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