Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64457

Compartilhe esta página

Título: METAMORFOSES DO ESPAÇO: A transformação da área em torno da antiga Companhia Fiat Lux de Fósforos de Segurança, em São Lourenço da Mata - PE
Autor(es): JOAQUIM, Fábia Letícia
Palavras-chave: Fiat Lux; desindustrialização; urbanização; metamorfoses do espaço
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: JOAQUIM, Fábia Letícia. METAMORFOSES DO ESPAÇO: A transformação da área em torno da antiga Companhia Fiat Lux de Fósforos de Segurança, em São Lourenço da Mata - PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Capibaribe, um dos bairros do município de São Lourenço da Mata, com localização estratégica — próximo aos centros de São Lourenço da Mata e de Camaragibe — mesmo não sendo tão concentrado, quanto os polos centrais, ganhou visibilidade nos últimos três anos, por receber o Novo Atacarejo, uma rede de mercado atacadista / varejista em expansão no Estado de Pernambuco. Mesmo não sendo o bairro central, este não vê sua economia em destaque apenas com a chegada do mercado. Desde o início do período colonial, o espaço é alvo do sistema de ações e de objetos, sendo metamorfoseado de acordo com as necessidades do capital. Desta feita, destaca-se a expansão canavieira, a cabo da usina Capibaribe e de outros engenhos menores. A indústria da cana foi responsável pelo desenvolvimento da malha ferroviária que, aliado a outros fatores, foi atrativo para a instalação da Cia. Fiat Lux de Fósforo de Segurança, representando um novo marco socioeconômico. Esta, introduziu um modelo urbano inovador, ao construir e manter, durante seu período de funcionamento, a vila operária, a qual, devido à sua complexidade, é melhor conceituada de “núcleo fabril”. Este interlúdio, foi marcado pelo adensamento urbano, caracterizado por casas dispostas de forma irregular e espontânea no espaço. Outrossim, fatores econômicos fizeram com que a fábrica fechasse suas portas, no Estado. O período de transição não assistiu mudanças significativas, até a chegada do Novo Atacarejo, sinalizando o pico de expansão do setor terciário, no ramo dos mercados atacadistas / varejistas. Não obstante, o núcleo fabril, tido como a “outra cidade”, toma nova forma, com a construção do Jardins do Capibaribe condomínio clube, evidenciando a desigualdade socioespacial ali existente. Neste viés, Capibaribe, mesmo não “desfrutando” da mesma saturação do centro, presenciou, em seu espaço, os processos de industrialização e desindustrialização, bem como a terciarização econômica, além de ter seu terreno alvo da especulação imobiliária, dando novos rumos a sua urbanização. Assim, a área em torno da antiga Cia. Fiat Lux de Fósforos de Segurança, torna-se ideal para analisar as metamorfoses do espaço habitado, para fins desta pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64457
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FABIA LETICIA JOAQUIM.pdf
  Item embargado até 2026-07-16
4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons