Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349
Comparte esta pagina
Título : | Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico : uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio |
Autor : | FERREIRA NETO, João Luiz |
Palabras clave : | Ensino de Biologia; Imunologia; Ensino por investigação; Alfabetização científica; Educação em saúde |
Fecha de publicación : | 31-mar-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Ferreira Neto, João Luiz., João Luiz. Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico: uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Resumen : | A imunologia é um tema fundamental no ensino de Biologia, pois possibilita a compreensão dos mecanismos de defesa do organismo humano. No entanto, sua abordagem nos livros didáticos (LD) do Ensino Médio, frequentemente fragmentada e descontextualizada, dificulta a aprendizagem significativa dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar a organização dos conteúdos de imunologia nos LD aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e 2021 e propor uma sequência didática (SD) baseada no ensino por investigação. O estudo é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo e inclui a análise de materiais didáticos e a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do sistema imunológico. Os resultados evidenciaram lacunas na abordagem dos conceitos de imunidade inata, adaptativa, vacinação e doenças autoimunes. A proposta de SD visa superar a fragmentação do ensino de imunologia nos livros didáticos, integrando atividades investigativas, práticas e lúdicas, além de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a argumentação científica, e promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e alinhada às necessidades dos estudantes no ensino de Biologia. Conclui-se que a reformulação das estratégias pedagógicas para o ensino de imunologia é essencial para promover a educação em saúde e contribuir para a formação de cidadãos cientificamente letrados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Luiz Ferreira Neto.PDF Artículo embargado hasta 2026-07-11 | 26,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons