Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349
Share on
Title: | Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico : uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio |
Authors: | FERREIRA NETO, João Luiz |
Keywords: | Ensino de Biologia; Imunologia; Ensino por investigação; Alfabetização científica; Educação em saúde |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Ferreira Neto, João Luiz., João Luiz. Fortalecendo a compreensão do sistema imunológico: uma abordagem com elementos investigativos no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A imunologia é um tema fundamental no ensino de Biologia, pois possibilita a compreensão dos mecanismos de defesa do organismo humano. No entanto, sua abordagem nos livros didáticos (LD) do Ensino Médio, frequentemente fragmentada e descontextualizada, dificulta a aprendizagem significativa dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar a organização dos conteúdos de imunologia nos LD aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e 2021 e propor uma sequência didática (SD) baseada no ensino por investigação. O estudo é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo e inclui a análise de materiais didáticos e a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino do sistema imunológico. Os resultados evidenciaram lacunas na abordagem dos conceitos de imunidade inata, adaptativa, vacinação e doenças autoimunes. A proposta de SD visa superar a fragmentação do ensino de imunologia nos livros didáticos, integrando atividades investigativas, práticas e lúdicas, além de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a argumentação científica, e promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e alinhada às necessidades dos estudantes no ensino de Biologia. Conclui-se que a reformulação das estratégias pedagógicas para o ensino de imunologia é essencial para promover a educação em saúde e contribuir para a formação de cidadãos cientificamente letrados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64349 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Luiz Ferreira Neto.PDF Embargoed Item Until 2026-07-11 | 26,66 MB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License