Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138
Share on
Title: | HISTÓRIA SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Authors: | Nascimento, Isabelle Cruz |
Keywords: | Tecnologias Educacionais; Autismo; Acesso à Tecnologia em Saúde; Pesquisa-Ação. |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Citation: | Nascimento, Isabelle C. História Social para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologia Educacional. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Terapia Ocupacional)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Abstract: | Esta pesquisa-ação tem por objetivo desenvolver e avaliar histórias sociais em vídeo para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Estudo realizado com dez pais/cuidadores e oito crianças. As etapas incluíram grupos focais, desenvolvimento de roteiros e vídeos, aplicação do material com cada criança e avaliação com os pais/cuidadores. Os pais/cuidadores destacam como demandas de apoio das crianças: dificuldades cotidianas e sensoriais, participação social e estratégias para enfrentar essas dificuldades. As histórias abordaram sobre ir à festa de Ano Novo e ir ao dentista e foram avaliadas enquanto tecnologia útil e relevante pelos pais/cuidadores. A maioria das crianças colaborou com o processo de aplicação, demonstrando curiosidade nos vídeos. Identificou-se a importância do protagonismo dos participantes no processo de desenvolvimento do material para favorecer o empoderamento e criar um produto a partir das suas demandas. Concluiu-se que as histórias mostraram-se como estratégias facilitadoras para realização de atividades cotidianas e participação social. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138 |
Appears in Collections: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO REVISADO- ISABELLE .docx.pdf Embargoed Item Until 2026-07-10 | 1,36 MB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License