Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138

Share on

Title: HISTÓRIA SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Authors: Nascimento, Isabelle Cruz
Keywords: Tecnologias Educacionais; Autismo; Acesso à Tecnologia em Saúde; Pesquisa-Ação.
Issue Date: 25-Feb-2025
Citation: Nascimento, Isabelle C. História Social para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologia Educacional. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Terapia Ocupacional)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Esta pesquisa-ação tem por objetivo desenvolver e avaliar histórias sociais em vídeo para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Estudo realizado com dez pais/cuidadores e oito crianças. As etapas incluíram grupos focais, desenvolvimento de roteiros e vídeos, aplicação do material com cada criança e avaliação com os pais/cuidadores. Os pais/cuidadores destacam como demandas de apoio das crianças: dificuldades cotidianas e sensoriais, participação social e estratégias para enfrentar essas dificuldades. As histórias abordaram sobre ir à festa de Ano Novo e ir ao dentista e foram avaliadas enquanto tecnologia útil e relevante pelos pais/cuidadores. A maioria das crianças colaborou com o processo de aplicação, demonstrando curiosidade nos vídeos. Identificou-se a importância do protagonismo dos participantes no processo de desenvolvimento do material para favorecer o empoderamento e criar um produto a partir das suas demandas. Concluiu-se que as histórias mostraram-se como estratégias facilitadoras para realização de atividades cotidianas e participação social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64138
Appears in Collections:(TCC) - Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO REVISADO- ISABELLE .docx.pdf
  Embargoed Item Until 2026-07-10
1,36 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons