Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64123

Comparte esta pagina

Título : Avaliações genotóxicas de espécies do gênero Callinectes spp. em estuários afetados por derramamento de óleo no litoral de Pernambuco, Brasil
Autor : SILVA, Ionara Freitas
Palabras clave : Petróleo; Ingestão; Genotoxicidade; Siris; Callinectes
Fecha de publicación : 30-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Ionara Freitas. Avaliações genotóxicas de espécies do gênero Callinectes spp. Em estuários afetados por derramamento de óleo no litoral de Pernambuco, Brasil. 2024. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial de três espécies de Callinectes como bioindicadores das condições ambientais por meio de testes de alimentação e genotoxicidade. Para a análise genotóxica, os siris foram avaliados entre os anos de 2022 e 2023, período em que foi registrado o ressurgimento de óleo na forma de “tar balls” no Nordeste do Brasil. As coletas foram realizadas em três áreas estuarinas de Pernambuco: Atapuz, Carneiros e Suape, durante os meses de maio e novembro de 2022 e maio de 2023. O teste de Micronúcleo (MN) foi utilizado para avaliar macrolesões no DNA. Durante o estudo, foi detectada a ingestão de óleo pelos espécimes, além de altos níveis de danos ao material genético. Para a análise da alimentação, as coletas foram realizadas nos mesmos locais do estudo anterior, com avaliações conduzidas de 2020 a 2023. Esse estudo incluiu a coleta de sedimentos nos estuários, seguida da extração e análise de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), bem como a avaliação de microlesões no DNA por meio do Ensaio Cometa (ID). Ao analisar os componentes da dieta dos espécimes, verificou-se que, dos 173 siris coletados, aproximadamente 20% apresentavam material oleoso no estômago. Durante o período do derramamento de óleo, os resultados indicaram um aumento nos níveis de HPA, que se correlacionaram com as maiores médias do índice de dano (ID), exceto na localidade de Carneiros. A ingestão desses contaminantes pode ser atribuída a diversos fatores, como o aumento do consumo de sedimentos pela espécie, eventos de precipitação e processos naturais, como lixiviação e alta predação. Os danos genéticos observados sugerem que as espécies expostas à contaminação são impactadas direta e indiretamente durante os períodos de derramamento de óleo, conforme demonstrado neste estudo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64123
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Oceanografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ionara Freitas Silva.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons