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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64101

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Title: Avaliação da influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosas
Authors: BATISTA, Raissa Luisa da Silva
Keywords: Pessoas idosas; Letramento digital; Saúde; eHEALS
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BATISTA, Raissa Luisa da Silva. Avaliação da influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosas. 2024. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: o letramento digital em saúde é definido como a capacidade de procurar, encontrar, compreender e avaliar informações de saúde a partir de fontes eletrônicas e aplicar os conhecimentos adquiridos para abordar ou resolver um problema de saúde. Entretanto pessoas idosas podem não apresentar tais habilidades, sendo fundamental a realização de programas de inclusão digital. Objetivo: objetivo deste estudo foi analisar a influência de um programa de inclusão digital sobre o letramento digital em saúde de pessoas idosas, considerando os aspectos demográficos e socioeconômicos da população estudada. Metodologia: trata-se de um estudo longitudinal retrospectivo que foi realizado entre abril a novembro de 2023, no distrito sanitário IV em Recife/PE junto aos grupos de convivência de pessoas idosas ligados a unidade de saúde da família, centros de referência da assistência social, centro comunitário da paz e PROIDOSO UFPE. Foram utilizadas as informações do banco de dados da pesquisa intitulada: Programa de promoção da alfabetização e letramento digital em saúde de idosos comunitários no município do Recife/PE, que tinha 311 pessoas idosas cadastradas. Neste estudo foram excluídos aqueles com alteração cognitiva grave e que não retornaram para a reavaliação, resultando numa amostra de 210 pessoas idosas. O programa foi composto por três encontros, uma vez por semana, três horas por dia. O modelo dos grupos foi de um profissional de nível superior para cada quatro pessoas idosas. As aulas eram centradas na demanda trazida pela pessoa idosa. Também foram ofertadas as cartilhas elaboradas demonstrando o passo a passo para realização de diversas tarefas no uso do celular e navegação na internet serviram de suporte didático. Essas cartilhas possuem 13 tópicos, são eles: glossário de símbolos, funções básicas de dispositivos móveis, comunicação, armazenamento de dados e arquivos, internet, calendário, entretenimento, privacidade, soluções de problemas e gerenciamento de software, fake news e infodemia, golpes, netiqueta e infográficos. Resultados: verificou-se que a maioria pertence ao sexo feminino, são aposentadas, residem sem companheiro, possuem alta escolaridade e possuem renda familiar de um a três salários-mínimos. Na avaliação a maioria significativa apresentou letramento digital em saúde classificado como baixo. Na reavaliação observou-se que houve um aumento do número de pessoas idosas com alto letramento digital em saúde. Conclusão: o perfil dos participantes deste estudo, se caracterizou com maioria de pessoas idosas do sexo feminino (84,3%), com escolaridade de 12 a 17 anos (36,2%), aposentadas (85,2%), que não exercem nenhum tipo de atividade laboral (59,5%), com renda familiar de um a três salários-mínimos (39,1%) e que participam do PROIDOSO UFPE. A maioria significativa das pessoas idosas da amostra apresentaram letramento digital em saúde classificado como baixo. Acredita-se que o programa de inclusão digital proposto neste estudo influenciou positivamente o letramento digital em saúde reduzindo o baixo letramento e ampliando a quantidade de pessoas idosas com médio e alto letramento digital em saúde. Palavras- chave: pessoas idosas; letramento digital; saúde; eHEALS.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64101
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gerontologia

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