Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64061

Compartilhe esta página

Título: Relação entre indicadores de adiposidade, desempenho acadêmico e desempenho motor em crianças : uma análise de mediação
Autor(es): SILVA, Noadia Maria Guimarães da
Palavras-chave: Desempenho acadêmico; Obesidade; Coordenação Motora Grossa
Data do documento: 27-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Noadia Maria Guimarães da. Relação entre indicadores de adiposidade, desempenho acadêmico e desempenho motor em crianças : uma análise de mediação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Contextualização: A obesidade infantil é um desafio global de saúde pública, associado a consequências adversas físicas, cognitivas e sociais. Estudos sugerem que altos níveis de adiposidade impactam negativamente o desempenho acadêmico (DA) e motor em crianças. Entretanto, o mecanismo causal dessa relação ainda não tem sido elucidado. Objetivo: Analisar se a coordenação motora grossa medeia a relação entre diferentes indicadores de adiposidade e desempenho acadêmico (Português e Matemática) em crianças. Método: Trata-se de um estudo transversal, que contou com uma amostra 743 crianças, de ambos os sexos (383 meninas), com idade entre 6 e 10 anos, da rede municipal de ensino de Lagoa do Carro-PE. Os dados de desempenho acadêmico em Português e Matemática foram obtidos a partir do resultado da prova do SAEPE, fornecida pela Secretaria de Educação do município. Os indicadores de adiposidade referem-se ao índice de massa corporal, circunferência de cintura, relação cintura- estatura e percentual de gordura e índice de forma corporal. A CMG foi avaliada com a bateria Körperkoordinationstest für Kinder. A análise de mediação utilizou o método Bootstrap com 5000 reamostragens. Resultados: A análise de mediação revelou que a CMG mediou significativamente a relação entre os indicadores de adiposidade e o desempenho acadêmico em Português e Matemática, explicando 66,3% e 68,3% das variâncias, respectivamente. Em todos os modelos testados, os efeitos indiretos foram significativos, indicando que a CMG medeia completamente a relação entre adiposidade e DA. Conclusão: Nossos resultados destacam o papel da CMG como mediadora na relação entre adiposidade e DA, destacando a importância de intervenções escolares voltadas ao desenvolvimento motor e ao controle da obesidade, a fim de promover a benefícios à saúde física e ao sucesso educacional de crianças. Este estudo reforça a necessidade de políticas públicas integradas que considerem a complexa interação entre esses fatores no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64061
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Noadia Maria Guimarães da Silva.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons