Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987
Share on
Title: | Cartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) : conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco |
Authors: | CUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patricio da |
Keywords: | Ensino de Geografia; Cartografia; Educação de Jovens e Adultos; Geografia crítica |
Issue Date: | 14-Apr-2025 |
Citation: | CUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patrício da. Cartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo analisa a integração da Geografia Crítica e da Cartografia como ferramentas didáticas no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Prof. Benedito Cunha Melo, situada em Jaboatão dos Guararapes - PE. A pesquisa justifica-se pela necessidade de adaptação metodológica para esse público, considerando suas particularidades e desafios socioeconômicos. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de uma aula expositiva com objetivo de retomar conteúdos já aplicados durante o semestre seguindo de uma atividade prática. A aula abordou "O uso da cartografia para análise gráfica e espacial do Brasil", fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Estadual de Pernambuco de Janeiro de 2025. A estratégia didática enfatizou a associação do conteúdo cartográfico com a vivência cotidiana dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. A contextualização do conteúdo e o uso de referências locais facilitaram a compreensão e execução das atividades. A análise da prática pedagógica revelou que a interação entre os alunos nesse estilo de ensino é limitada e a participação ativa é prejudicada pela timidez e insegurança, algo comum no EJA. A atividade prática teve como objeto de trabalho o uso de mapas mudos das mesorregiões de Pernambuco e das regiões do Brasil. O feedback positivo sobre a atividade demonstra a eficácia de metodologias ativas para estimular o engajamento dos estudantes. Contudo, a falta de recursos tecnológicos e de material próprio para esta modalidade limita a exploração mais aprofundada da cartografia. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão da cartografia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Kalleb_Cunha_-_Versao_Final_assinado.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License