Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987

Compartilhe esta página

Título: Cartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) : conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco
Autor(es): CUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patricio da
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Cartografia; Educação de Jovens e Adultos; Geografia crítica
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: CUNHA, Kalleb Gabriel Leite Patrício da. Cartografia e experiências de vida no ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): conexões em uma área periférica da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo analisa a integração da Geografia Crítica e da Cartografia como ferramentas didáticas no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Prof. Benedito Cunha Melo, situada em Jaboatão dos Guararapes - PE. A pesquisa justifica-se pela necessidade de adaptação metodológica para esse público, considerando suas particularidades e desafios socioeconômicos. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de uma aula expositiva com objetivo de retomar conteúdos já aplicados durante o semestre seguindo de uma atividade prática. A aula abordou "O uso da cartografia para análise gráfica e espacial do Brasil", fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Estadual de Pernambuco de Janeiro de 2025. A estratégia didática enfatizou a associação do conteúdo cartográfico com a vivência cotidiana dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. A contextualização do conteúdo e o uso de referências locais facilitaram a compreensão e execução das atividades. A análise da prática pedagógica revelou que a interação entre os alunos nesse estilo de ensino é limitada e a participação ativa é prejudicada pela timidez e insegurança, algo comum no EJA. A atividade prática teve como objeto de trabalho o uso de mapas mudos das mesorregiões de Pernambuco e das regiões do Brasil. O feedback positivo sobre a atividade demonstra a eficácia de metodologias ativas para estimular o engajamento dos estudantes. Contudo, a falta de recursos tecnológicos e de material próprio para esta modalidade limita a exploração mais aprofundada da cartografia. Assim, conclui-se que, apesar da eficácia dos métodos de ensino em engajar os alunos, é necessário aprimorar a sequência didática para aprofundar a compreensão da cartografia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63987
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Kalleb_Cunha_-_Versao_Final_assinado.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons