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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63984

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Título: Educação escolar quilombola : uma análise do diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas no Agreste
Autor(es): BARBOSA, Dayane Dias
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola; Educação Quilombola; Conhecimentos tradicionais
Data do documento: 28-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Dayane Dias. Educação escolar quilombola : uma análise do diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas no Agreste. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha Docência, Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa elencamos como questão/problema: como é desenvolvido o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas? No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: Compreender o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos escolares na prática docente de professores de escolas quilombolas. Adotamos a abordagem teórica dos Estudos Pós- Coloniais Latino-Americanos que se constitui enquanto opção política-epistemológica a partir do diálogo com os autores: (Grosfoguel, 2007); (Mignolo, 2003, 2005, 2008); (Quijano, 2002, 2005); (Walsh, 2006, 2008, 2010), dentre outros, que nos possibilitam refletir e problematizar o processo de silenciamento dos povos da América. Adotamos como procedimento teórico- metodológico os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos e, na análise dos dados, a Análise de Conteúdo via Análise Temática (Bardin, 1977; Vala, 1990). O campo de pesquisa foi a Escola Heliodoro Gonçalves de Arruda, situada na Comunidade Quilombola de Brejinhos, na zona rural do município de João Alfredo/PE. Foram envolvidos como sujeitos colaboradores as lideranças e os docentes que residem na comunidade e atuam na escola. A partir dos diálogos estabelecidos com esses colaboradores, foi possível entender que cada comunidade quilombola possui saberes e conhecimentos tradicionais profundamente enraizados em diversos aspectos, como a história local, a religiosidade, as festividades culturais, as expressões artísticas, a medicina tradicional e a agricultura familiar. Os conhecimentos tradicionais identificados estão refletidos na prática docente desenvolvida pelos sujeitos colaboradores. Os resultados revelam que as docentes promovem um diálogo enriquecedor entre os saberes tradicionais e o currículo escolar, integrando vivências que conectam os alunos com os conhecimentos da Comunidade Quilombola de Brejinhos. Essa abordagem contribui para uma educação que é ao mesmo tempo dialógica, decolonial e antirracista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63984
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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