Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63924

Compartilhe esta página

Título: Trabalho escravo contemporâneo e uso econômico da natureza : as faces da política militar na Amazônia brasileira (1970)
Autor(es): CORREIA, Thais de Almeida Batista
Palavras-chave: Trabalho escravo contemporâneo; Ditadura Civil-Militar brasileira; Amazônia; Mundos do trabalho; Brasil República; História do Brasil
Data do documento: 19-Dez-2022
Citação: ALMEIDA, Thais de Almeida Batista. Trabalho escravo contemporâneo e uso econômico da natureza: as faces da política militar na Amazônia brasileira (1970). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo o fenômeno contemporâneo do “trabalho análogo ao de escravo”, ou “trabalho escravo contemporâneo”, no período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Os governos militares instauraram uma nova política modernizadora que mobilizou diversos dispositivos jurídicos e reformulações institucionais objetivando uma maior inserção do Brasil na economia capitalista globalizada. Essa política incluiu a implementação de planos governamentais visando à ocupação da Amazônia, apresentada discursivamente, através de meios institucionais e da imprensa, como uma “terra vazia” e “atrasada”, cujos recursos naturais não estavam sendo aproveitados em prol do desenvolvimento da nação. Os ideais de integração nacional e da segurança interna nortearam o modelo de desenvolvimento econômico colocado em prática pelos governos militares, em parceria com setores da economia privada. Sobretudo entre 1969-1974, a aplicação de políticas de ocupação e uso da terra na Amazônia foram sustentadas por uma racionalidade tecnocrata que impôs uma organização das relações de trabalho pautada na exploração, de modo que não é uma coincidência o aumento dos casos de trabalho escravo contemporâneo nesse período. A relação entre as políticas de ocupação da Amazônia e a ampliação dos casos de trabalho escravo contemporâneo, portanto, figura como elemento central no trabalho desenvolvido. Palavras–chave: Amazônia, Ditadura Militar, Trabalho Escravo Contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63924
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thais de Almeida Batista Correia.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons