Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63912
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Acselrad, Maria | - |
dc.contributor.author | Regis, Karen Janaina Araujo Aroucha | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:15:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T18:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-23 | - |
dc.identifier.citation | REGIS, Karen Janaina Araujo Aroucha, Videodança e corpos isolados: a composição coreográfica no curso de Licenciatura em Dança da UFPE durante a pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63912 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a relação de estudantes da graduação com a videodança e sua repercussão no processo de composição coreográfica, para as aulas remotas das disciplinas práticas na Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante a pandemia da covid-19. Com uma abordagem qualitativa, este trabalho problematiza o uso da videodança no processo criativo e avaliativo dessa graduação, onde a hipótese inicial pressupunha que as condições tecnológicas impostas pelo isolamento social proporcionariam a adaptação da videodança como instrumento principal nas avaliações e apresentações, afetando o processo de criação e a relação de ensino e aprendizagem. Para isso, o procedimento metodológico utilizado foi o questionário aberto direcionado a estudantes e docentes que vivenciaram esta realidade, no campo empírico da formação acadêmica, sob análise de conteúdo dos dados coletados. O resultado em destaque aponta que o processo artístico remoto com a videodança possibilitou a recriação dos modos de trabalhar pedagogicamente com os corpos na virtualidade e discutir técnicas modernas de composição em arte-dança, sem a intenção de criar teorias sistematizadas, mas sim de preservação da diversidade cultural e técnica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | videodança | pt_BR |
dc.subject | coreografia | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | licenciatura em dança | pt_BR |
dc.title | Videodança e corpos isolados: a composição coreográfica no curso de Licenciatura em Dança da UFPE durante a pandemia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7315327542926536 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8545891392846673 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates the relationship of undergraduate students with videodance and its repercussion on the process of choreographic composition, for remote classes of practical disciplines in the Dance Degree at the Federal University of Pernambuco (UFPE), during the covid-19 pandemic. With a qualitative approach, this work problematizes the use of videodance in the creative and evaluative process of this graduation, where the initial hypothesis assumed that the technological conditions imposed by social isolation would provide the adaptation of videodance as the main instrument in evaluations and presentations, affecting the creation process and the teaching and learning relationship. For this, the methodological procedure used was the open questionnaire directed to students and professors who experienced this reality, in the empirical field of academic training, under content analysis of the data collected. The highlighted result points out that the remote artistic process with videodance makes it possible to recreate the ways of working pedagogically with bodies in virtuality and to discuss modern techniques of composition in art-dance, without the intention of creating systematized theories, but rather of preserving cultural and technical diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Karen Janaina Araujo Aroucha Regis.pdf | 413,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons