Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63912

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAcselrad, Maria-
dc.contributor.authorRegis, Karen Janaina Araujo Aroucha-
dc.date.accessioned2025-06-25T18:15:42Z-
dc.date.available2025-06-25T18:15:42Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.date.submitted2025-06-23-
dc.identifier.citationREGIS, Karen Janaina Araujo Aroucha, Videodança e corpos isolados: a composição coreográfica no curso de Licenciatura em Dança da UFPE durante a pandemia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63912-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a relação de estudantes da graduação com a videodança e sua repercussão no processo de composição coreográfica, para as aulas remotas das disciplinas práticas na Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante a pandemia da covid-19. Com uma abordagem qualitativa, este trabalho problematiza o uso da videodança no processo criativo e avaliativo dessa graduação, onde a hipótese inicial pressupunha que as condições tecnológicas impostas pelo isolamento social proporcionariam a adaptação da videodança como instrumento principal nas avaliações e apresentações, afetando o processo de criação e a relação de ensino e aprendizagem. Para isso, o procedimento metodológico utilizado foi o questionário aberto direcionado a estudantes e docentes que vivenciaram esta realidade, no campo empírico da formação acadêmica, sob análise de conteúdo dos dados coletados. O resultado em destaque aponta que o processo artístico remoto com a videodança possibilitou a recriação dos modos de trabalhar pedagogicamente com os corpos na virtualidade e discutir técnicas modernas de composição em arte-dança, sem a intenção de criar teorias sistematizadas, mas sim de preservação da diversidade cultural e técnica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectvideodançapt_BR
dc.subjectcoreografiapt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectlicenciatura em dançapt_BR
dc.titleVideodança e corpos isolados: a composição coreográfica no curso de Licenciatura em Dança da UFPE durante a pandemiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7315327542926536pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8545891392846673pt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates the relationship of undergraduate students with videodance and its repercussion on the process of choreographic composition, for remote classes of practical disciplines in the Dance Degree at the Federal University of Pernambuco (UFPE), during the covid-19 pandemic. With a qualitative approach, this work problematizes the use of videodance in the creative and evaluative process of this graduation, where the initial hypothesis assumed that the technological conditions imposed by social isolation would provide the adaptation of videodance as the main instrument in evaluations and presentations, affecting the creation process and the teaching and learning relationship. For this, the methodological procedure used was the open questionnaire directed to students and professors who experienced this reality, in the empirical field of academic training, under content analysis of the data collected. The highlighted result points out that the remote artistic process with videodance makes it possible to recreate the ways of working pedagogically with bodies in virtuality and to discuss modern techniques of composition in art-dance, without the intention of creating systematized theories, but rather of preserving cultural and technical diversity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Karen Janaina Araujo Aroucha Regis.pdf413,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons