Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63716

Compartilhe esta página

Título: MAPEAMENTO PATENTOMÉTRICO DA PRODUÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA: UM ESTUDO A PARTIR DA DERWENT INNOVATIONS
Autor(es): Brito, Danilo Moura de
Palavras-chave: inteligência artificial; agricultura; patentometria; Derwent Innovations Index; inovação tecnológica
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: BRITO, Danilo Moura de. MAPEAMENTO PATENTOMÉTRICO DA PRODUÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA: UM ESTUDO A PARTIR DA DERWENT INNOVATIONS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa examina a aplicação da inteligência artificial na agricultura por meio de uma análise patentométrica, utilizando a base de dados Derwent Innovations Index (DII). O estudo, que abrange o período de 1998 a 2024, considera 2.393 registros de patentes extraídos via Portal de Periódicos da Capes. A análise evidencia tendências de inovação e a participação de diferentes países no cenário global. Os dados indicam um crescimento contínuo nas patentes, com um pico em 2022, impulsionado por incentivos governamentais, aumento em pesquisa e desenvolvimento e a digitalização do setor agrícola. A distribuição geográfica revela a liderança da Índia, seguida por China e Coreia do Sul, refletindo estratégias de inovação voltadas à segurança alimentar. O exame das classificações da Classificação Internacional de Patentes (CIP) destaca a predominância da Classe A01, abrangendo horticultura, criação animal e manejo de pragas, reforçando a importância da IA na modernização agrícola. Além disso, o surgimento de códigos G06Q, ligados ao processamento de dados, evidencia a integração entre TI e agricultura, consolidando uma abordagem multidisciplinar. Os achados indicam um movimento global de investimento em IA para ganho de eficiência, automação e sustentabilidade. No entanto, emergem desafios socioeconômicos, como a distribuição equitativa dos benefícios e a regulamentação do acesso às inovações. Assim, a pesquisa destaca a relevância da patentometria para monitorar a evolução da agricultura 4.0 e embasar políticas de inovação voltadas a um desenvolvimento agrícola inclusivo e sustentável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63716
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danilo Moura de Brito.pdf
  Item embargado até 2026-04-16
948,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons