Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63692
Compartilhe esta página
Título: | O que importa é aqui e agora: Contribuição da palhaçaria na formação das atrizes-performers do Coletivo Videntrium |
Autor(es): | SANTOS, Marcilio Ferreira dos |
Palavras-chave: | Jogo; Teatro; Palhaço; Reperformance |
Data do documento: | 7-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS, Marcilio Ferreira dos. O que importa é aqui e agora: Contribuição da palhaçaria na formação das atrizes-performers do Coletivo Videntrium. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Por meio de um relato de experiência, este estudo apresenta a criação e a execução de um laboratório cênico, baseado nos jogos de palhaçaria, para o Coletivo Videntirum, que pesquisa performances de arte relacional. O principal objetivo foi, através da técnica da palhaçaria, expandir as relações das atrizes-performers consigo mesmas, com o ambiente e com as pessoas, na realização da reperformance Ensine algo essencial para você, em 5 minutos!, de Tania Alice. A proposta se apoia nas contribuições de diversos mestres da palhaçaria, como Philippe Gaulier (2016), Palhaço Chacovachi (2018) e Ricardo Puccetti (2017); na área da performance, a principal referência deste trabalho é Tania Alice (2020). Como resultado deste estudo, observou-se que a palhaçaria contribuiu significativamente para o Coletivo, que desenvolveu um fazer artístico mais espontâneo e integrado ao ambiente, reforçando o potencial pedagógico da técnica da palhaçaria no ensino de teatro e na formação do pesquisador. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63692 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcilio Ferreira dos Santos.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons