Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63692
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CONSENTINO, Marianne Tezza | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Marcilio Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T17:36:42Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T17:36:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcilio Ferreira dos. O que importa é aqui e agora: Contribuição da palhaçaria na formação das atrizes-performers do Coletivo Videntrium. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63692 | - |
dc.description.abstract | Por meio de um relato de experiência, este estudo apresenta a criação e a execução de um laboratório cênico, baseado nos jogos de palhaçaria, para o Coletivo Videntirum, que pesquisa performances de arte relacional. O principal objetivo foi, através da técnica da palhaçaria, expandir as relações das atrizes-performers consigo mesmas, com o ambiente e com as pessoas, na realização da reperformance Ensine algo essencial para você, em 5 minutos!, de Tania Alice. A proposta se apoia nas contribuições de diversos mestres da palhaçaria, como Philippe Gaulier (2016), Palhaço Chacovachi (2018) e Ricardo Puccetti (2017); na área da performance, a principal referência deste trabalho é Tania Alice (2020). Como resultado deste estudo, observou-se que a palhaçaria contribuiu significativamente para o Coletivo, que desenvolveu um fazer artístico mais espontâneo e integrado ao ambiente, reforçando o potencial pedagógico da técnica da palhaçaria no ensino de teatro e na formação do pesquisador. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Palhaço | pt_BR |
dc.subject | Reperformance | pt_BR |
dc.title | O que importa é aqui e agora: Contribuição da palhaçaria na formação das atrizes-performers do Coletivo Videntrium | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7160294124299635 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0865770431210673 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Through an experience report, this study presents the creation and execution of a stage laboratory, based on clowning games, for the Coletivo Videntirum, which researches relational art performances. The main objective was, through the clowning technique, to expand the relationships of the actresses-performers with themselves, with the environment and with people, in the realization of the reperformance Teach something essential for you, in 5 minutes!, by Tania Alice. The proposal is based on the contributions of several masters of clowning, such as Philippe Gaulier (2016), Palhaço Chacovachi (2018) and Ricardo Puccetti (2017); in the area of performance, the main reference for this work is Tania Alice (2020). As a result of this study, it was observed that clowning contributed significantly to the Coletivo, which developed a more spontaneous artistic practice that was integrated with the environment, reinforcing the pedagogical potential of the clowning technique in theater teaching and in the training of researchers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcilio Ferreira dos Santos.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons