Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657

Comparte esta pagina

Título : Ensino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagem
Autor : SILVA, Mariella Oliveira
MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos
Palabras clave : Linguagem; Ensino; Aprendizagem; Francês; Secretariado Executivo
Fecha de publicación : 9-oct-2024
Citación : SILVA, Mariella Oliveira; MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos. Ensino-aprendizagem de francês e formação de secretários executivos: um estudo sobre concepções de linguagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Secretariado Executivo - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções de linguagem que permeiam o ensino-aprendizagem de Francês e a formação em Secretariado Executivo realizada em quatro instituições de ensino superior brasileiras. Os pressupostos teóricos de Geraldi (2011), Koch (2010), Travaglia (1996) e Nonato Júnior (2009) foram utilizados como elementos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem e concepções de linguagem, bem como à formação de secretários executivos. Utilizamos uma abordagem qualitativa que buscou, por meio de projetos pedagógicos do curso de Secretariado Executivo e levantamento bibliográfico, abordar como as concepções de linguagem influenciam a estruturação de ementas e os respectivos propósitos de ensino-aprendizagem de Francês. Concluímos que o corpus analisado demonstra uma diversidade de abordagens para o ensino de francês que se conectam a diferentes concepções de linguagem, mas sem um direcionamento explícito para as demandas do cotidiano profissional do secretário executivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63657
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons