Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63654

Compartilhe esta página

Título: Explorando o belo e o lógico: conexões integrativas entre Matemática e Arte no ensino fundamental II
Autor(es): VIEIRA, Cibely Siqueira Sá
Palavras-chave: Educação; Metodologia; Portifólio de planos de aulas; Aprendizagem significativa; Integração entre matemática e arte
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: VIEIRA, Cibely Siqueira Sa. Explorando o belo e o lógico: conexões integrativas entre Matemática e Arte no ensino fundamental II. 2025. 88 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Dmat - Ccen, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa o impacto da integração entre arte e matemática no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. A partir de uma base teórica que valoriza a contextualização, a agregação entre os campos de conhecimento e a construção significativa do conhecimento, este trabalho fundamenta-se nas contribuições de Carraher (1991), que, em Na vida dez, na escola zero, evidencia a importância dos saberes cotidianos e de como esses conhecimentos, muitas vezes adquiridos fora do ambiente escolar, podem e devem ser valorizados no processo de ensino formal. Soma-se a isso a proposta de Fainguelernt (2000), em Fazendo matemática com arte, que defende o uso de abordagens criativas, sensoriais e artísticas como caminho para tornar a matemática mais acessível e envolvente. Por fim, dialogamos com D’Ambrosio (1996), cuja obra Educação Matemática: uma visão do estado da arte reforça a necessidade de uma prática pedagógica que respeite os contextos culturais e promova uma matemática integrada a outras áreas do saber. Com base nesse referencial, foram elaborados planos de aula, analizando os componentes curriculares em termos de objetivos, habilidades e competências, que uniam atividades artísticas a conceitos matemáticos, organizados em um portfólio e aplicados em diferentes escolas como forma de investigar o potencial dessa incorporação no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que a metodologia proposta contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico, além de promover um maior engajamento dos alunos. Além disso, o estudo busca identificar as percepções dos educadores sobre essa abordagem, através de uma pesquisa, destacaram-se os desafios e oportunidades para a implementação de metodologias desta integração no contexto educacional, como a falta de bibliografia a respeito e a falta de recursos no cotidiano escolar. As conclusões apontam para a relevância da integração entre matemática e arte como uma ferramenta poderosa para transformar a educação, tornando-a mais dinâmica, acessível e conectada à realidade dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63654
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cibely Siqueira Sá.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons