Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648

Share on

Title: Quadrinhos na sala de aula : os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como uma alternativa para o ensino de história da Guerra Fria
Authors: SILVA, Nickollas Juan Monteiro da
Keywords: Guerra Fria; Superman; BNCC; História
Issue Date: 11-Oct-2024
Citation: SILVA, Nickollas Juan Monteiro da. Quadrinhos na sala de aula: os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como alternativa para o ensino de história da Guerra Fria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: Este artigo explora as potencialidades pedagógicas do uso da graphic novel Superman entre a Foice e o Martelo como uma ferramenta para o ensino da Guerra Fria no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na análise dos livros didáticos Viver História e História, Sociedade & Cidadania. A obra escolhida permite uma releitura dos eventos históricos e propõe um ensino de História mais dinâmico e reflexivo, incentivando a análise crítica dos estudantes. A utilização dos quadrinhos, alinhada ao conceito de aula-oficina, facilita a compreensão de temas complexos como o desenvolvimento bélico e tecnológico, a figura de Stalin, anacronismos e a doutrina marxista, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e engajadora. O estudo conclui que a integração da HQ ao currículo escolar contribui significativamente para o enriquecimento do repertório pedagógico, tornando o ensino de História mais atrativo e relevante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648
Appears in Collections:(TCC) - História (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Nickollas Monteiro.docx (3).pdf5,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons