Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648
Share on
Title: | Quadrinhos na sala de aula : os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como uma alternativa para o ensino de história da Guerra Fria |
Authors: | SILVA, Nickollas Juan Monteiro da |
Keywords: | Guerra Fria; Superman; BNCC; História |
Issue Date: | 11-Oct-2024 |
Citation: | SILVA, Nickollas Juan Monteiro da. Quadrinhos na sala de aula: os limites e possibilidades do uso da HQ Superman entre a foice e o martelo como alternativa para o ensino de história da Guerra Fria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024 |
Abstract: | Este artigo explora as potencialidades pedagógicas do uso da graphic novel Superman entre a Foice e o Martelo como uma ferramenta para o ensino da Guerra Fria no nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é fundamentada nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na análise dos livros didáticos Viver História e História, Sociedade & Cidadania. A obra escolhida permite uma releitura dos eventos históricos e propõe um ensino de História mais dinâmico e reflexivo, incentivando a análise crítica dos estudantes. A utilização dos quadrinhos, alinhada ao conceito de aula-oficina, facilita a compreensão de temas complexos como o desenvolvimento bélico e tecnológico, a figura de Stalin, anacronismos e a doutrina marxista, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e engajadora. O estudo conclui que a integração da HQ ao currículo escolar contribui significativamente para o enriquecimento do repertório pedagógico, tornando o ensino de História mais atrativo e relevante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63648 |
Appears in Collections: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Nickollas Monteiro.docx (3).pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License