Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63572

Compartilhe esta página

Título: Tutela da pessoa idosa e o regime patrimonial de separação obrigatória no casamento: diálogo das fontes, evolução do entendimento jurisprudencial e meios alternativos para a prevenção à violência financeira.
Autor(es): AMORIM, Lucas Francisco Alves de
Palavras-chave: Tutela Jurídica da Pessoa Idosa; Regime de Separação obrigatória de bens; indivíduo idoso; Diálogo das fontes; Doutrina; Jurisprudência
Data do documento: 19-Abr-2023
Citação: AMORIM, Lucas Francisco Alves de. Tutela da pessoa idosa e o regime patrimonial de separação obrigatória no casamento: diálogo das fontes, evolução do entendimento jurisprudencial e meios alternativos para a prevenção à violência financeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar estudo acerca da Tutela Jurídica da Pessoa Idosa, buscando analisar a sua aplicação e explicitar a relação íntima entre o instituto com a norma do dispositivo do artigo 1.641, II, do Código Civil. A apresentação de conceitos doutrinários, a análise da legislação, bem como as decisões judiciais, serão o ponto chave para a estruturação do trabalho. Ainda, buscar-se-á avaliar a compatibilidade entre a Tutela Jurídica da pessoa idosa e os dispositivos normativos constitucionais e infraconstitucionais. Por fim, serão tecidos comentários e avaliações a respeito do regime obrigatório de separação de bens na jurisprudência nacional, mormente os pronunciamentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63572
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Francisco Alves de Amorim - Para Submissão.pdf589,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons