Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63299

Share on

Title: O livro didático de Português e os comandos de produção textual: análise e ressignificações a partir do viés dialógico
Authors: França, Amós Quintino
Keywords: Livro Didático; Produção Textual; Ensino de escrita; Dialogismo
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: França, Amós Quintino. O livro didático de Português e os comandos de produção textual: análise e ressignificações a partir do viés dialógico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de produção textual no livro didático Se Liga nas Linguagens - Português, Siniscalchi e Ormundo (2020), buscando identificar se os comandos de escrita apresentam uma abordagem dialógica da linguagem. Examina-se também como essas propostas podem ser ressignificadas pelos professores em sala de aula, considerando o conceito de design em uso estabelecido por Rabardel (2003). Para isso, a pesquisa fundamenta-se no conceito do dialogismo bakhtiniano Bakhtin (2010), em estudos sobre o ensino de escrita, como os de Santos (2007), e adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental estabelecida por Marconi e Lakatos (2002). A investigação do corpus, composto por cinco atividades do livro, revela que, embora o material apresente diversidade de gêneros textuais e seja fundamentalmente dialógico, há recorrentes limitações estruturais que restringem a autonomia na produção textual, além de favorecer uma concepção escolarizada e mecanizada da escrita, limitando a construção ativa do estudante no discurso. Esses aspectos indicam a necessidade de adaptações pedagógicas para fortalecer à abordagem dialógica da produção textual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63299
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Amós Quintino França.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons