Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221

Compartilhe esta página

Título: Ensino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidade
Autor(es): SILVA, Matheus José Pessoa da Silva
SANTOS, Karollayne Kaísa Melo dos Santos
Palavras-chave: Português; Concepções de Linguagem; Ensino-Aprendizagem; Projeto Pedagógico; Secretariado Executivo
Data do documento: 1-Abr-2025
Citação: Santos, Karollayne Kaísa Melo dos; SILVA, Matheus José Pessoa da. Ensino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: O ensino-aprendizagem de português para fins específicos é uma abordagem fundamental para a formação e a atuação profissional de secretários executivos em diferentes esferas organizacionais. Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções de linguagem que influenciam os propósitos de ensino da língua portuguesa e estão presentes em projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse contexto, buscamos analisar as disciplinas de português para fins específicos, considerando-se os seus propósitos para com o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas dos discentes no contexto profissional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia nos estudos de Geraldi (1997), Lacerda (2010), Cintra e Passarelli (2008) para compreendermos como as relações estabelecidas entre as concepções de linguagem e o ensino de português para fins específicos contribuem para o aperfeiçoamento na formação de secretários executivos para lidarem com os desafios da comunicação em seu cotidiano profissional. Concluímos que as concepções de linguagem como forma de comunicação e interação se destacam nas descrições das ementas das disciplinas presentes nos projetos pedagógicos, o que reflete a diversidade de propósitos de ensino da língua portuguesa para secretários executivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karollayne Kaisa Melo dos Santos e Matheus José Pessoa da Silva.pdf370,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons