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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos Martins | - |
dc.contributor.author | SILVA, Matheus José Pessoa da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Karollayne Kaísa Melo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T17:54:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T17:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Karollayne Kaísa Melo dos; SILVA, Matheus José Pessoa da. Ensino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221 | - |
dc.description.abstract | O ensino-aprendizagem de português para fins específicos é uma abordagem fundamental para a formação e a atuação profissional de secretários executivos em diferentes esferas organizacionais. Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções de linguagem que influenciam os propósitos de ensino da língua portuguesa e estão presentes em projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse contexto, buscamos analisar as disciplinas de português para fins específicos, considerando-se os seus propósitos para com o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas dos discentes no contexto profissional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia nos estudos de Geraldi (1997), Lacerda (2010), Cintra e Passarelli (2008) para compreendermos como as relações estabelecidas entre as concepções de linguagem e o ensino de português para fins específicos contribuem para o aperfeiçoamento na formação de secretários executivos para lidarem com os desafios da comunicação em seu cotidiano profissional. Concluímos que as concepções de linguagem como forma de comunicação e interação se destacam nas descrições das ementas das disciplinas presentes nos projetos pedagógicos, o que reflete a diversidade de propósitos de ensino da língua portuguesa para secretários executivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Concepções de Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.title | Ensino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1805978959703188 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7422802626671650 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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