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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos Martins-
dc.contributor.authorSILVA, Matheus José Pessoa da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Karollayne Kaísa Melo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-14T17:54:03Z-
dc.date.available2025-05-14T17:54:03Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSantos, Karollayne Kaísa Melo dos; SILVA, Matheus José Pessoa da. Ensino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63221-
dc.description.abstractO ensino-aprendizagem de português para fins específicos é uma abordagem fundamental para a formação e a atuação profissional de secretários executivos em diferentes esferas organizacionais. Este trabalho tem como objetivo abordar as concepções de linguagem que influenciam os propósitos de ensino da língua portuguesa e estão presentes em projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse contexto, buscamos analisar as disciplinas de português para fins específicos, considerando-se os seus propósitos para com o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas dos discentes no contexto profissional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia nos estudos de Geraldi (1997), Lacerda (2010), Cintra e Passarelli (2008) para compreendermos como as relações estabelecidas entre as concepções de linguagem e o ensino de português para fins específicos contribuem para o aperfeiçoamento na formação de secretários executivos para lidarem com os desafios da comunicação em seu cotidiano profissional. Concluímos que as concepções de linguagem como forma de comunicação e interação se destacam nas descrições das ementas das disciplinas presentes nos projetos pedagógicos, o que reflete a diversidade de propósitos de ensino da língua portuguesa para secretários executivos.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectConcepções de Linguagempt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleEnsino de português para fins específicos (PFE) e formação de secretários executivos na contemporaneidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1805978959703188pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7422802626671650pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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