Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaldanha, Verônica Toledo-
dc.contributor.authorSantos, Evellyn Sabrina da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-13T20:56:19Z-
dc.date.available2025-05-13T20:56:19Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSantos,Evellyn Sabrina Da Silva. Efeitos da Prática de Esportes no Desempenho Escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física-Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63164-
dc.description.abstractA prática do treinamento esportivo tem como impacto trazer vários benefícios para um indivíduo que treina, tanto cognitivos quanto sociais, podendo beneficiar também no quesito desempenho escolar, tendo efeitos em vários aspectos do desenvolvimento desses alunos/atletas. A trajetória desses jovens pode ser influenciada por vários fatores, como a família, o ambiente social, as oportunidades e até experiências no seu dia a dia, podendo ser equilibrada com bons convívios, incentivo e compreensão. Essa pesquisa consiste em uma revisão de literatura que teve como objetivo compreender a relação entre desempenho escolar e prática de atividades físicas e esportivas. A metodologia foi revisão de literatura, com abordagem envolvendo a análise qualitativa do conteúdo. Foram envolvidas as revistas Motrivivência, Movimento, RBCE, RBME e RBFF. Alguns artigos demonstraram resultados positivos a respeito da relação entre desempenho escolar e atividade física e esportiva.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdesempenho escolarpt_BR
dc.subjectalunospt_BR
dc.subjectpráticas de esportespt_BR
dc.titleEfeitos da Prática de Esportes no Desempenho Escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8292807687928017pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835472890332213pt_BR
dc.description.abstractxThe practice of sports training has the potential to bring several benefits to individuals who engage in it, both cognitive and social, and can also positively impact academic performance, influencing various aspects of the development of these studentathletes. The trajectory of these young individuals can be shaped by multiple factors, such as family, social environment, opportunities, and even everyday experiences, and may be balanced through positive social interactions, encouragement, and understanding. This research consists of a literature review aimed at understanding the relationship between academic performance and the practice of physical and sports activities. The methodology was a literature review with a qualitative approach, which includes both a more objective and statistical quantitative analysis and a qualitative content analysis. The journals Motrivivência, Movimento, RBCE, RBME, and RBFF were included in the review. Some articles showed positive results regarding the relationship between academic performance and physical and sports activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Evellyn Sabrina da Silva Santos.pdf737,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons