Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63164
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Saldanha, Verônica Toledo | - |
dc.contributor.author | Santos, Evellyn Sabrina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T20:56:19Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T20:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | Santos,Evellyn Sabrina Da Silva. Efeitos da Prática de Esportes no Desempenho Escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física-Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife,2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63164 | - |
dc.description.abstract | A prática do treinamento esportivo tem como impacto trazer vários benefícios para um indivíduo que treina, tanto cognitivos quanto sociais, podendo beneficiar também no quesito desempenho escolar, tendo efeitos em vários aspectos do desenvolvimento desses alunos/atletas. A trajetória desses jovens pode ser influenciada por vários fatores, como a família, o ambiente social, as oportunidades e até experiências no seu dia a dia, podendo ser equilibrada com bons convívios, incentivo e compreensão. Essa pesquisa consiste em uma revisão de literatura que teve como objetivo compreender a relação entre desempenho escolar e prática de atividades físicas e esportivas. A metodologia foi revisão de literatura, com abordagem envolvendo a análise qualitativa do conteúdo. Foram envolvidas as revistas Motrivivência, Movimento, RBCE, RBME e RBFF. Alguns artigos demonstraram resultados positivos a respeito da relação entre desempenho escolar e atividade física e esportiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | alunos | pt_BR |
dc.subject | práticas de esportes | pt_BR |
dc.title | Efeitos da Prática de Esportes no Desempenho Escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8292807687928017 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4835472890332213 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The practice of sports training has the potential to bring several benefits to individuals who engage in it, both cognitive and social, and can also positively impact academic performance, influencing various aspects of the development of these studentathletes. The trajectory of these young individuals can be shaped by multiple factors, such as family, social environment, opportunities, and even everyday experiences, and may be balanced through positive social interactions, encouragement, and understanding. This research consists of a literature review aimed at understanding the relationship between academic performance and the practice of physical and sports activities. The methodology was a literature review with a qualitative approach, which includes both a more objective and statistical quantitative analysis and a qualitative content analysis. The journals Motrivivência, Movimento, RBCE, RBME, and RBFF were included in the review. Some articles showed positive results regarding the relationship between academic performance and physical and sports activities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Evellyn Sabrina da Silva Santos.pdf | 737,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons