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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63039

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Glenda Gomes-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Monalisa Emmily Marques-
dc.date.accessioned2025-05-12T17:16:04Z-
dc.date.available2025-05-12T17:16:04Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Monalisa Emmily Marques. O papel de murais em lettering na relação experiencial de consumidores em estabelecimentos do nicho mercadológico de culinária: dois estudos de casos na cidade de Gravatá-PE. Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco – CAA, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63039-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo geral Investigar se murais em Lettering podem influenciar na experiência e satisfação de consumidores de modo a ter algum impacto comercial para os estabelecimentos que dele fazem uso, utilizando, para tal investigação, os estudos de caso da hamburgueria La Chapa e a doceria Maricotas Gourmet, ambos da cidade de Gravatá-PE. Dessa forma, compreender melhor como funciona o design experiencial e o design emocional na promoção de experiências positivas ou satisfatórias para consumidores de qualquer nicho de consumo, se fez necessária, bem como entender o fenômeno sociocultural do uso do instagram como fomentador da cultura por se fotografar em ambientes projetados para essa finalidade, ou seja, ambientes instagramáveis. Como técnicas de pesquisa utilizadas para melhor compreender este estudo, utilizou-se da fotoetnografia e entrevistas semiestruturadas com os proprietários de cada um dos dois estabelecimentos gastronômicos da cidade de Gravatá-PE, bem como entrevistas semiestruturadas com 10 clientes de cada estabelecimentos. Apesar dos murais terem sido criados pela própria pesquisadora, no caso das entrevistas semiestruturadas com os clientes, até para contrapor com as afirmações dos proprietários de maneira a não induzir respostas ou falsas compreensões, estes clientes não tiveram conhecimento quanto à autoria dos murais. Assim, como resultados, observou-se que sim, os murais em Letterings podem ser considerados ambientes instagramáveis e, com essa correlação com a interação dos clientes com estes, acredita-se que as experiências nestes estabelecimentos podem ser positivamente influenciadas pela sua existência, corroborando para a conclusão de que murais em Lettering podem ser um artifício de fácil ampliação na experiência satisfatória de consumidores em estabelecimentos gastronômicos.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign Experiencialpt_BR
dc.subjectMurais em Letteringpt_BR
dc.subjectExperiência do Consumidorpt_BR
dc.titleO papel de murais em lettering na relação experiencial de consumidores em estabelecimentos do nicho mercadológico de culinária: dois estudos de casos na cidade de Gravatá-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3427828398620969pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to investigate whether lettering murals can influence consumers’ experience and satisfaction in a way that generates commercial impact for establishments that employ them. The study uses case studies from the burger restaurant La Chapa and the pastry shop Maricotas Gourmet, both located in the city of Gravatá, Pernambuco, Brazil. To this end, it was necessary to better understand how experiential design and emotional design contribute to promoting positive or satisfying experiences for consumers in any market niche. Additionally, the research seeks to comprehend the sociocultural phenomenon of using Instagram as a driver of the culture of photographing oneself in spaces designed for this purpose—namely, “Instagrammable” environments. The research techniques employed to deepen this study included photo-ethnography and semi-structured interviews with the owners of both gastronomic establishments in Gravatá, as well as semi-structured interviews with 10 customers from each establishment. Although the murals were created by the researcher herself, the customers interviewed were unaware of the authorship of the murals to avoid biased responses or false understandings and to provide a counterpoint to the owners’ statements. The findings indicate that lettering murals can indeed be considered Instagrammable environments. This correlation between customers’ interaction with the murals suggests that the existence of these elements positively influences their experiences in these establishments. This conclusion supports the idea that lettering murals can be a straightforward tool to enhance customer satisfaction in gastronomic establishments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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