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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62868

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dc.contributor.advisorCOSTA, Jocilene Otília da-
dc.contributor.authorCARVALHO, Ana Júlia Alves de-
dc.date.accessioned2025-05-08T11:56:59Z-
dc.date.available2025-05-08T11:56:59Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Júlia Alves de. Influência do ridesourcing na tomada de decisão do usuário e seus efeitos na mobilidade urbana no contexto pós-pandêmico: um estudo de caso na cidade de Caruaru – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62868-
dc.description.abstractOs serviços de transporte sob demanda acionados por aplicativos de smartphone - o ridesourcing - têm apresentado um impacto significativo no sistema de transportes e no comportamento dos usuários. A substituição dos transportes coletivos pelo ridesourcing, em geral, acarreta um efeito negativo na mobilidade urbana. O contexto da pandemia do COVID-19 também provocou alterações relevantes nos sistemas de transportes devido às medidas restritivas de isolamento social e a percepção de risco, sendo constatado que a preferência pelo transporte coletivo diminuiu consideravelmente durante o período pandêmico. Neste cenário, esta pesquisa busca entender as implicações do ridesourcing, explorar as características do serviço, de seus usuários e as principais mudanças em relação à escolha do modal de transporte após a pandemia do COVID-19 na cidade de Caruaru – PE. A coleta de dados foi feita a partir de uma pesquisa exploratória, caracterizando o perfil e padrão de deslocamento dos usuários e a repercussão que a oferta desses serviços tem sobre outros meios de transportes. Por fim, analisou-se a influência que a pandemia do COVID-19 teve na tomada de decisão e contribuiu para a popularização dos serviços de transporte por demanda. Os dados obtidos por meio da ferramenta utilizada foram organizados e examinados com o objetivo de estabelecer conexões com estudos anteriores sobre essa metodologia e congruentes aos sistemas de transporte e a mobilidade urbana, tornando possível concluir que mesmo com o impacto existente do período pós-pandemia, os resultados continuam predominantemente coerentes com os outros estudos.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRidesourcingpt_BR
dc.subjectComportamento do usuáriopt_BR
dc.subjectServiços de mobilidade sob demandapt_BR
dc.subjectTransporte Coletivopt_BR
dc.titleInfluência do ridesourcing na tomada de decisão do usuário e seus efeitos na mobilidade urbana no contexto pós-pandêmico: um estudo de caso na cidade de Caruaru – PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3919839316243036pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0090352391424488pt_BR
dc.description.abstractxOn-demand transportation services powered by smartphone apps – ridesourcing – have had a significant impact on the transportation system and user behavior. The replacement of public transport by ridesourcing, in general, has a negative effect on urban mobility. The context of the COVID-19 pandemic also caused relevant changes in transport systems due to restrictive measures of social isolation and the perception of risk, being observed that the preference for public transport decreased during the pandemic period. In this scenario, this research seeks to understand the implications of ridesourcing, explore the characteristics of the service, its users and the main changes in relation to the choice of transport mode after the COVID-19 pandemic in the city of Caruaru – PE. Data collection was done from exploratory research, characterizing the profile and commuting pattern of users and the repercussion that the offer of these services has on other means of transport. Finally, the influence that the COVID-19 pandemic had on decision-making and contributed to the popularization of on-demand transportation services was analyzed. The data obtained through the tool used were organized and examined with the aim of establishing connections with previous studies on this methodology and congruent with transport systems and urban mobility, making it possible to conclude that even with the existing impact of the post-pandemic period, the results remain predominantly consistent with other studies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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