Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62868
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Jocilene Otília da | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Ana Júlia Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T11:56:59Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T11:56:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ana Júlia Alves de. Influência do ridesourcing na tomada de decisão do usuário e seus efeitos na mobilidade urbana no contexto pós-pandêmico: um estudo de caso na cidade de Caruaru – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62868 | - |
dc.description.abstract | Os serviços de transporte sob demanda acionados por aplicativos de smartphone - o ridesourcing - têm apresentado um impacto significativo no sistema de transportes e no comportamento dos usuários. A substituição dos transportes coletivos pelo ridesourcing, em geral, acarreta um efeito negativo na mobilidade urbana. O contexto da pandemia do COVID-19 também provocou alterações relevantes nos sistemas de transportes devido às medidas restritivas de isolamento social e a percepção de risco, sendo constatado que a preferência pelo transporte coletivo diminuiu consideravelmente durante o período pandêmico. Neste cenário, esta pesquisa busca entender as implicações do ridesourcing, explorar as características do serviço, de seus usuários e as principais mudanças em relação à escolha do modal de transporte após a pandemia do COVID-19 na cidade de Caruaru – PE. A coleta de dados foi feita a partir de uma pesquisa exploratória, caracterizando o perfil e padrão de deslocamento dos usuários e a repercussão que a oferta desses serviços tem sobre outros meios de transportes. Por fim, analisou-se a influência que a pandemia do COVID-19 teve na tomada de decisão e contribuiu para a popularização dos serviços de transporte por demanda. Os dados obtidos por meio da ferramenta utilizada foram organizados e examinados com o objetivo de estabelecer conexões com estudos anteriores sobre essa metodologia e congruentes aos sistemas de transporte e a mobilidade urbana, tornando possível concluir que mesmo com o impacto existente do período pós-pandemia, os resultados continuam predominantemente coerentes com os outros estudos. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ridesourcing | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do usuário | pt_BR |
dc.subject | Serviços de mobilidade sob demanda | pt_BR |
dc.subject | Transporte Coletivo | pt_BR |
dc.title | Influência do ridesourcing na tomada de decisão do usuário e seus efeitos na mobilidade urbana no contexto pós-pandêmico: um estudo de caso na cidade de Caruaru – PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3919839316243036 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0090352391424488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | On-demand transportation services powered by smartphone apps – ridesourcing – have had a significant impact on the transportation system and user behavior. The replacement of public transport by ridesourcing, in general, has a negative effect on urban mobility. The context of the COVID-19 pandemic also caused relevant changes in transport systems due to restrictive measures of social isolation and the perception of risk, being observed that the preference for public transport decreased during the pandemic period. In this scenario, this research seeks to understand the implications of ridesourcing, explore the characteristics of the service, its users and the main changes in relation to the choice of transport mode after the COVID-19 pandemic in the city of Caruaru – PE. Data collection was done from exploratory research, characterizing the profile and commuting pattern of users and the repercussion that the offer of these services has on other means of transport. Finally, the influence that the COVID-19 pandemic had on decision-making and contributed to the popularization of on-demand transportation services was analyzed. The data obtained through the tool used were organized and examined with the aim of establishing connections with previous studies on this methodology and congruent with transport systems and urban mobility, making it possible to conclude that even with the existing impact of the post-pandemic period, the results remain predominantly consistent with other studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Júlia Alves de Carvalho.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons