Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62664

Compartilhe esta página

Título: Estratégias computacionais para identificação e tratamento de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigido
Autor(es): PAIVA, João Guilherme Pontes de
Palavras-chave: aprendizado autodirigido; fraude; plataformas de ensino; análise de dados; técnicas de detecção de fraude
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: Paiva, João Guilherme Pontes de. Estratégias computacionais para identificação e tratamento de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigido. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Ciência da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O aprendizado autodirigido tem se destacado como uma abordagem educacional que permite aos cursistas conduzir de forma autônoma o seu processo de aprendizagem, especialmente em plataformas de ensino a distância. Porém, a ausência de supervisão direta nesses ambientes favorece o surgimento de práticas fraudulentas, como a utilização de respostas automatizadas ou a realização de atividades por terceiros, comprometendo a integridade e a eficácia do processo educacional. Este trabalho visa investigar padrões comportamentais que possam ser indicativos de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigido, utilizando técnicas de análise de dados e mineração de processos. A pesquisa será conduzida por meio de uma revisão bibliográfica para identificar indicadores e padrões comportamentais típicos de práticas fraudulentas, bem como explorar ferramentas computacionais que possam ser aplicadas na análise e monitoramento desses ambientes. Os resultados obtidos evidenciam que a combinação de técnicas como Learning Analytics, Deep Learning e a análise de indicadores de engajamento e desempenho pode ser eficaz na detecção de fraudes. Além disso, a pesquisa aponta que o design instrucional e o uso de ambientes virtuais interativos desempenham um papel fundamental na prevenção dessas práticas, promovendo maior comprometimento e autenticidade no processo de aprendizado. Com base nessas descobertas, propõe-se um conjunto de diretrizes e métodos para dificultar práticas fraudulentas e fortalecer a credibilidade das plataformas de ensino a distância. A implementação dessas estratégias pode contribuir para um ambiente de aprendizado mais seguro, confiável e alinhado aos princípios de integridade acadêmica, beneficiando tanto os alunos quanto as instituições educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62664
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Guilherme Pontes de Paiva.pdf701,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons