Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62613

Share on

Title: Softwares de feedback visual e o ensino aprendizado do canto: aproximações teóricas a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducação
Authors: Silva, Michelle Cristina de Melo
Keywords: pedagogia vocal; software de feedback visual; neurociência; neuroeducação
Issue Date: 4-Apr-2025
Citation: Silva, Michelle Cristina de Melo. Softwares de feedback visual e o ensino/aprendizado do canto: aproximações teóricas a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo é o fruto da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II do curso de Licenciatura em Música e está estruturado como ensaio acadêmico. O objetivo geral desta obra é traçar uma aproximação teórica entre o uso de softwares de feedback visual em tempo real no ensino/aprendizado do canto, mais especificamente no quesito afinação, a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducação, a fim de demonstrar a funcionalidade pedagógica de tais recursos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os temas “pedagogia vocal”, “software de feedback visual para o canto”, “neurociência cognitiva” e “neuroeducação”. Os dados utilizados na construção deste trabalho foram adquiridos a partir da ferramenta de busca do Google Acadêmico e em portais como o da CAFe (Portal de Periódicos da CAPES), além de livros significativos na área de neurociência. Esta pesquisa se justifica por ampliar as discussões sobre pedagogia vocal, software de feedback visual e neurociência e pretende contribuir na formação de professores de canto para que possam atuar com abordagens mais científicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62613
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Michelle Cristina de Melo Silva.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons