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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62576
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Título: | Acessibilidade em ambientes informacionais digitais : percepções e desafios para pessoas com baixa visão |
Autor(es): | MARQUES, Rogerio Ferreira |
Palavras-chave: | Ambientes informacionais digitais; Acessibilidade; Deficiência visual; Usuário com baixa visão; Pessoa com deficiência |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MARQUES, Rogério Ferreira. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais: percepções e desafios para pessoas com baixa visão. 2024. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação analisa a acessibilidade em ambientes informacionais digitais a partir das percepções de usuários com baixa visão e de especialistas da área, buscando compreender os desafios e propor melhorias para a inclusão digital. O objetivo geral da pesquisa é analisar a acessibilidade em ambientes informacionais digitais a partir da perspectiva de usuários com baixa visão e especialistas, com o propósito de propor melhorias para inclusão digital e para a experiência dos usuários nesses ambientes, conforme diretrizes de acessibilidade estabelecidas, como as WCAG 2.1. O estudo se estruturou em cinco bases teóricas: os repositórios institucionais das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN), além do website da Biblioteca Central da UFPB e a plataforma de livros digitais "Minha Biblioteca". Com uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com usuários com baixa visão e especialistas, além de uma análise técnica das plataformas digitais. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo, abordando três dimensões principais: avaliação técnica, percepções dos usuários e contribuições dos especialistas. A avaliação técnica revelou que, apesar da presença de recursos básicos como suporte para leitores de tela, persistem barreiras significativas, como a falta de descrições adequadas, organização ineficiente dos conteúdos e limitações de personalização. Os usuários destacaram dificuldades na navegação e na localização de informações, além da necessidade de maior adaptabilidade nas plataformas. Já os especialistas enfatizaram a importância de políticas institucionais para acessibilidade, da formação continuada de profissionais e da participação ativa dos usuários no desenvolvimento das soluções. Os resultados indicam que a acessibilidade digital para pessoas com baixa visão exige a integração de tecnologias assistivas com práticas institucionais e estratégias colaborativas. A pesquisa também ressalta a relevância de diretrizes internacionais, como as WCAG 2.1, para promover padrões mais inclusivos nos ambientes digitais analisados. Esta dissertação contribui para a ampliação do conhecimento sobre acessibilidade digital, ao identificar os principais desafios enfrentados por pessoas com baixa visão e propor recomendações para melhorar a usabilidade e inclusão desses usuários em ambientes informacionais. Com isso, a pesquisa reforça a necessidade de ações integradas entre tecnologia, experiência do usuário e políticas institucionais, de forma a garantir um acesso mais equitativo à informação e ao conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62576 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação |
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