Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62400

Compartilhe esta página

Título: A influência da fadiga e da percepção subjetiva do esforço na prática de exercícios físicos em pacientes com diabetes tipo 2
Autor(es): CEZIAS, Heitor Guilherme da Silva
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; Fadiga; Percepção subjetiva de esforço; Exercício físico; Adesão
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: CEZIAS, Heitor Guilherme da Silva. A influência da fadiga e da percepção subjetiva do esforço na prática de exercícios físicos em pacientes com diabetes tipo 2. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Bacharelado em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é um desafio global de saúde pública, com a fadiga e a percepção subjetiva de esforço (PSE) emergindo como fatores críticos que influenciam a adesão e a continuidade da prática de exercícios físicos nessa população. O objetivo deste estudo foi analisar o monitoramento da fadiga e da PSE na atividade física em pacientes com DM2. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados PubMed, MEDLINE e LILACS, em janeiro de 2025, com critérios de inclusão que selecionaram estudos envolvendo indivíduos com DM2, avaliando PSE e fadiga durante a prática de exercícios. Dos 122 artigos encontrados, alcançaram a elegibilidade após a leitura do título e resumos, 23 artigos. Estes foram lidos na íntegra, restando após esta etapa, cinco artigos que incluídos nesta revisão. Como resultados, os artigos destacaram que a fadiga em pacientes com DM2 é multifatorial, influenciada por aspectos fisiológicos, psicológicos e situacionais, e que a PSE tende a ser maior nesses indivíduos, especialmente durante exercícios de alta intensidade. Conclui-se que a fadiga e a PSE são fatores significativos que podem impactar a adesão e a continuidade da prática de exercícios físicos em pacientes com DM2, reforçando a necessidade de estratégias personalizadas para essa população.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62400
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Heitor Guilherme da Silva Cezias.pdf482,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons