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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365
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Título: | Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento : uma revisão sistemática |
Autor(es): | LOPES, Matheus Vieira de Melo |
Palavras-chave: | Aprendizagem e Controle Motor; Criança; Videogame Ativo |
Data do documento: | 2-Abr-2025 |
Citação: | LOPES, Matheus Vieira de Melo. Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento: uma revisão sistemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Introdução: Atualmente, observa-se um aumento no diagnóstico de crianças com deficiências no desenvolvimento, muitas das quais impactam a coordenação motora. Paralelamente, o uso de exergames – videogames que demandam esforço físico para serem jogados – tem se tornado cada vez mais comum. Objetivos: Investigar os efeitos do uso de Exergames no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças com transtornos do desenvolvimento. Métodos: Foi feita uma análise de estudos sobre o tema nos bancos de dados BIREME, LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Web of Science e SPORTDiscus. Foi utilizados as seguintes palavras-chave e descritores: “Child”, “Children”, “Active-Video Gaming”, “Active Video Gaming”, “Virtual Reality Exercise”, “Virtual Reality Exercises”, “Exergames”, “Exergame” e “Motor Skills”. Resultados: Após uma identificação e triagem dos estudos, 15 artigos foram incluídos na revisão, onde 13 deram resultados positivos significativos sobre o uso de Exergames. Conclusão: Os exergames podem auxiliar no desenvolvimento motor de crianças com os mais diversos tipos de deficiência, além de aumentar a atividade física e melhorar a aptidão muscular, aeróbia, anaeróbia, controle postural e execução de movimentos. Todavia, a melhora significativa na coordenação motora depende exclusivamente da frequência semanal, sessões diárias, semanas jogadas e dos Exergames utilizados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
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