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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Débora Priscila Lima | - |
dc.contributor.author | LOPES, Matheus Vieira de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T16:47:39Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16T16:47:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Matheus Vieira de Melo. Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento: uma revisão sistemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62365 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Atualmente, observa-se um aumento no diagnóstico de crianças com deficiências no desenvolvimento, muitas das quais impactam a coordenação motora. Paralelamente, o uso de exergames – videogames que demandam esforço físico para serem jogados – tem se tornado cada vez mais comum. Objetivos: Investigar os efeitos do uso de Exergames no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças com transtornos do desenvolvimento. Métodos: Foi feita uma análise de estudos sobre o tema nos bancos de dados BIREME, LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Web of Science e SPORTDiscus. Foi utilizados as seguintes palavras-chave e descritores: “Child”, “Children”, “Active-Video Gaming”, “Active Video Gaming”, “Virtual Reality Exercise”, “Virtual Reality Exercises”, “Exergames”, “Exergame” e “Motor Skills”. Resultados: Após uma identificação e triagem dos estudos, 15 artigos foram incluídos na revisão, onde 13 deram resultados positivos significativos sobre o uso de Exergames. Conclusão: Os exergames podem auxiliar no desenvolvimento motor de crianças com os mais diversos tipos de deficiência, além de aumentar a atividade física e melhorar a aptidão muscular, aeróbia, anaeróbia, controle postural e execução de movimentos. Todavia, a melhora significativa na coordenação motora depende exclusivamente da frequência semanal, sessões diárias, semanas jogadas e dos Exergames utilizados. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem e Controle Motor | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Videogame Ativo | pt_BR |
dc.title | Exergames como estratégia para aprendizagem e controle motor em crianças com transtorno de desenvolvimento : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0145581603207109 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6970311957607139 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Currently, there is an increase in the number of children diagnosed with developmental disabilities, many of which affect motor coordination. At the same time, the use of exergames – video games that require physical effort to play – has become increasingly common. Objectives: To investigate the effects of the use of Exergames on the development of motor skills in children with developmental disabilities. Methods: An analysis of studies on the subject was carried out in the BIREME, LILACS, MEDLINE, Pubmed, Scielo.org, Web of Science and SPORTDiscus databases. The following keywords and descriptors were used: “Child”, “Children”, “Active-Video Gaming”, “Active Video Gaming”, “Virtual Reality Exercise”, “Virtual Reality Exercises”, “Exergames”, “Exergame” and “Motor Skills”. Results: After identification and screening of the studies, 15 articles were included in the review, of which 13 gave significant positive results on the use of Exergames. Conclusion: The Exergames can help in the motor development of children with the most diverse types of disabilities, in addition to increasing physical activity and improving muscular, aerobic, and anaerobic fitness, postural control, and movement execution. However, significant improvement in motor coordination depends exclusively on the weekly frequency, daily sessions, weeks played, and the Exergames used. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC 2 (7).pdf Item embargado até 2026-04-17 | 824,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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