Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62146
Compartilhe esta página
Título: | O ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor : redescobrindo a leitura como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia na atualidade |
Autor(es): | SILVA JÚNIOR, José Bartolomeu Gomes da |
Palavras-chave: | Hugo de São Vitor; Filosofia da Leitura; Formação Filosófica e Pessoal; Metodologia Vitoriana; Ensino de Filosofia |
Data do documento: | 20-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA JÚNIOR,José Bartolomeu Gomes da. O ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor: redescobrindo a leitura como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia na atualidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A presente dissertação visa examinar o ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor (1095 – 1141), uma obra considerada por muitos como um marco na história da educação medieval, em busca de uma filosofia da leitura como instrumento formativo do estudante tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto ao desenvolvimento de qualidades morais e vitais indispensáveis ao discente na aprendizagem. É na leitura, segundo Hugo de São Vitor, que se concretiza a filosofia, o amor à Sabedoria, assim como o autoconhecimento, o conhecimento do Criador e do mundo. Portanto, em uma geração que vem sendo bombardeada por um fortíssimo estímulo no uso de aparelhos eletrônicos, redes sociais, canais de streaming, podcasts e outros meios digitais de comunicação, inclusive na educação básica, através da recomendação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como metodologia facilitadora dos saberes, vigente nos documentos normativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Curricular de Pernambuco, se faz necessário refletir sobre a leitura teleológica de Hugo de São Vitor, como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia, visando estabelecer um ponto de equilíbrio, que minimize os impactos negativos dessa utilização na vida dos alunos, especialmente no ambiente escolar, para que tenhamos estudantes não apenas com alto nível de conhecimento, mas, acima de tudo, seres humanos saudáveis. Para isso, nossa pesquisa também envolverá uma aproximação entre o pensamento de Hugo de São Vitor e o conceito de leitura de mundo em Paulo Freire, em busca de encontros e desencontros que contribuam aos objetivos deste trabalho, e uma apreciação das contribuições do psicanalista Michel Desmurget sobre as consequências negativas do uso deliberado das telas à cognição dos estudantes. Por fim, mas não menos relevante, do ponto de vista técnico, nossa pesquisa será bibliográfica, qualiquantitativa, envolvendo uma intervenção através de um questionário semiestruturado. Nosso objetivo é reunir informações suficientes para testar a viabilidade do conhecimento filosófico no ensino de filosofia, utilizando a metodologia vitoriana de leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62146 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Bartolomeu Gomes da Silva Júnior.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons