Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62089

Share on

Title: O ensino da música a partir do primeiro ano do ensino fundamental
Authors: Costa, Billy Anderson Nunes
Keywords: Benefícios do ensino de música; Educação musical; Ensino de música; Ensino fundamental; Educação infantil; Música para crianças
Issue Date: 5-May-2023
Citation: Costa, Billy Anderson Nunes. O ensino da música a partir do primeiro ano do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho busca explicar o ensino da música no Brasil enquanto disciplina escolar para as crianças a partir dos seis anos no primeiro ano do ensino fundamental. São discutidos os aspectos históricos e sociais tanto da consolidação do ensino fundamental obrigatório como da música enquanto disciplina na educação artística, tais os benefícios socioafetivos, psicomotores e cognitivos que vem do ensino da música nesta idade. Foi primeiro feito um remonte histórico e explanada a legislação em torno do tema, em seguida, mediante pesquisa em artigos, livros e teses, revistas online e outros, expostas as vantagens da educação musical e, por fim, confrontando todo o tema para concluir os benefícios do ensino de música no ensino fundamental sem ter como foco específico a formação de profissionais da área musical. Acrescenta a necessidade de fixação da disciplina de música no currículo escolar além da disciplina de educação artística onde já está englobada, ante as vantagens auferidas advindas do ensino musical que vão, por exemplo, desde a neuroanatomia beneficiada até auxílios na socialização e no letramento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62089
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Billy Anderson Nunes Costa.pdf195,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons