Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62026

Compartilhe esta página

Título: A Presença de mulheres e homens nos cursos de Pedagogia e nos cursos de mestrados em Educação de Pernambuco: movimentos de presença, ausência e hierarquias em (des)compassos com a ideia da feminilização da educação
Autor(es): SANTOS, Daiany de Oliveira
Palavras-chave: Feminilização; Feminização; Mulheres na Pós- graduação; Desigualdades de Gênero; Gênero na Educação
Data do documento: 18-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Daiany de Oliveira. A Presença de mulheres e homens nos cursos de Pedagogia e nos cursos de mestrados em Educação de Pernambuco: movimentos de presença, ausência e hierarquias em (des)compassos com a ideia da feminilização da educação. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho propõe investigar a representatividade da presença feminina nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação em contraste com a sua predominância no curso de licenciatura em Pedagogia, no estado de Pernambuco. Tendo por objetivo geral estudar os fenômenos sociais e/ou culturais que estão por trás da redução da presença de mulheres na pós-graduação stricto sensu de educação, se comparados com a grande presença na graduação, e quais motivos levaram às pedagogas/os a procurarem a continuidade dos estudos ao nível dos mestrados. Os objetivos específicos são: 1) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em Pedagogia em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois cursos de pedagogia de universidade pública; sendo um no interior e outro na capital; 2) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois programas de pós-graduação de universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 3) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados, no contexto das linhas de pesquisa do Programa, em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois programas de pós-graduação de universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 4) Identificar e analisar os principais motivos que levaram pedagogos e pedagogas a ingressarem na pós-graduação stricto sensu em educação. Esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos (Gatti, 2004; Régnier, 2004; Creswell, 2007; Lage, 2013; Deslandes et al., 1994; Martin; Gaskell, 2008), com caráter explicativo e exploratório. O estudo utilizou o Método do Caso Alargado (Santos, 1988). Para a coleta de dados utilizamos: 1) Pesquisa documental; 2) Entrevistas não-estruturadas. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que a redução da presença feminina na pós-graduação stricto sensu em Educação, em contraste com sua predominância na graduação, reflete desigualdades estruturais. Além disso, enquanto as mulheres tendem a se concentrar em áreas de cuidado e docência, os homens direcionam-se para áreas mais voltadas para questões sociais. Isso sugere que as escolhas acadêmicas e profissionais de ambos os gêneros são fortemente influenciadas pelas expectativas sociais. Os resultados também mostram que, apesar dos desafios enfrentados, tanto homens quanto mulheres buscam a continuidade dos estudos motivados pelo desejo de crescimento acadêmico e oportunidades profissionais, evidenciando que a pós-graduação é vista como uma chave para a ascensão social e profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62026
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daiany de Oliveira Santos.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons