Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62026
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Daiany de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T20:28:41Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27T20:28:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daiany de Oliveira. A Presença de mulheres e homens nos cursos de Pedagogia e nos cursos de mestrados em Educação de Pernambuco: movimentos de presença, ausência e hierarquias em (des)compassos com a ideia da feminilização da educação. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62026 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe investigar a representatividade da presença feminina nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação em contraste com a sua predominância no curso de licenciatura em Pedagogia, no estado de Pernambuco. Tendo por objetivo geral estudar os fenômenos sociais e/ou culturais que estão por trás da redução da presença de mulheres na pós-graduação stricto sensu de educação, se comparados com a grande presença na graduação, e quais motivos levaram às pedagogas/os a procurarem a continuidade dos estudos ao nível dos mestrados. Os objetivos específicos são: 1) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em Pedagogia em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois cursos de pedagogia de universidade pública; sendo um no interior e outro na capital; 2) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois programas de pós-graduação de universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 3) Identificar o número de mulheres e de homens que se formaram em cursos de mestrados, no contexto das linhas de pesquisa do Programa, em Pernambuco nos últimos 10 anos em dois programas de pós-graduação de universidade pública; sendo um interior e outro na capital; 4) Identificar e analisar os principais motivos que levaram pedagogos e pedagogas a ingressarem na pós-graduação stricto sensu em educação. Esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos (Gatti, 2004; Régnier, 2004; Creswell, 2007; Lage, 2013; Deslandes et al., 1994; Martin; Gaskell, 2008), com caráter explicativo e exploratório. O estudo utilizou o Método do Caso Alargado (Santos, 1988). Para a coleta de dados utilizamos: 1) Pesquisa documental; 2) Entrevistas não-estruturadas. A análise dos dados foi conduzida por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que a redução da presença feminina na pós-graduação stricto sensu em Educação, em contraste com sua predominância na graduação, reflete desigualdades estruturais. Além disso, enquanto as mulheres tendem a se concentrar em áreas de cuidado e docência, os homens direcionam-se para áreas mais voltadas para questões sociais. Isso sugere que as escolhas acadêmicas e profissionais de ambos os gêneros são fortemente influenciadas pelas expectativas sociais. Os resultados também mostram que, apesar dos desafios enfrentados, tanto homens quanto mulheres buscam a continuidade dos estudos motivados pelo desejo de crescimento acadêmico e oportunidades profissionais, evidenciando que a pós-graduação é vista como uma chave para a ascensão social e profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feminilização | pt_BR |
dc.subject | Feminização | pt_BR |
dc.subject | Mulheres na Pós- graduação | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gênero na Educação | pt_BR |
dc.title | A Presença de mulheres e homens nos cursos de Pedagogia e nos cursos de mestrados em Educação de Pernambuco: movimentos de presença, ausência e hierarquias em (des)compassos com a ideia da feminilização da educação | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499680658077923 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work proposes to investigate the representativeness of female presence in stricto sensu graduate courses in Education in contrast to its predominance in the undergraduate course in Pedagogy, in the state of Pernambuco. Having as general objective to study the social and/or cultural phenomena that are behind the reduction of the presence of women in stricto sensu postgraduate education, if compared to the great presence in undergraduate, and what reasons led pedagogues to seek the continuity of studies at the master's level. The specific objectives are: 1) Identify the number of women and men who graduated in Pedagogy in Pernambuco in the last 10 years in two pedagogy courses at a public university; one in the countryside and the other in the capital; 2) Identify the number of women and men who graduated in master's courses in Pernambuco in the last 10 years in two graduate programs at a public university; one being inland and the other in the capital; 3) Identify the number of women and men who graduated in master's courses, in the context of the research lines of the Program, in Pernambuco in the last 10 years in two public university graduate programs; one being inland and the other in the capital; 4) Identify and analyze the main reasons that led pedagogues to enter the stricto sensu graduate program in education. This research adopted a mixed methodological approach, combining quantitative and qualitative methods (Gatti, 2004; Régnier, 2004; Creswell, 2007; Lage, 2013; Deslandes et al., 1994; Martin; Gaskell, 2008), with an explanatory and exploratory character. The study used the Extended Case Method (Santos, 1988). For data collection we use: 1) Documentary research; 2) Unstructured interviews. Data analysis was conducted through Content Analysis (Bardin, 2011). The results indicate that the reduction of female presence in stricto sensu graduate studies in Education, in contrast to its predominance in undergraduate studies, reflects structural inequalities. In addition, while women tend to focus on areas of care and teaching, men go to areas more focused on social issues. This suggests that academic and professional choices of both genders are strongly influenced by social expectations. The results also show that, despite the challenges faced, both men and women seek the continuity of studies motivated by the desire for academic growth and professional opportunities, showing that graduate school is seen as a key to social and professional ascension. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Daiany de Oliveira Santos.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons