Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61996

Compartilhe esta página

Título: Benefícios da medição individualizada e telemetria nos pontos de consumo de água nas dependências de um clube social recreativo e esportivo
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Luiz Adriano da
Palavras-chave: Água Potável; Consumo; Medição Individualizada; Telemetria
Data do documento: 13-Dez-2024
Citação: SILVA JÚNIOR, Luiz Adriano da. Benefícios da medição individualizada e telemetria nos pontos de consumo de água nas dependências de um clube social recreativo e esportivo. 2025. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Com o aumento da população, as concessionárias enfrentam dificuldades crescentes em manter o controle sobre o uso de água e a gestão do esgoto sanitário nas redes de distribuição. Isso resulta frequentemente na aplicação de tarifas nas faturas baseadas na suposição de que o volume de esgoto corresponde a 100% do consumo de água. Em outras palavras, presume-se que toda a água utilizada seja encaminhada para a rede de esgoto. Junto a isso, estudos mostram que a medição tradicional da água, seja em residências, comércios ou indústria não é tão eficaz, tendo em vista que a cobrança abrangente do volume de água consumida independente de quem ou de que setor específico foi feita a sua utilização. Na cidade de Recife, a concessionaria responsável pela distribuição, controle e cobrança da água é a COMPESA, a sua medição é feita baseando em dois fatores principais: tratamento do esgoto e o consumo da água propriamente dito, contudo observaram-se casos em que o consumidor é cobrado de maneira indevida. Como forma de evitar problemas quanto aos valores cobrados na conta de água, sugere-se o uso do sistema de medição individualizada por meio da telemetria, o que implica em monitoramento remoto dos hidrômetros e em tempo real. Para se concretizar essa ideia, foi realizado um estudo de caso no Clube Alemão para a implementação desses medidores setorizados com o objetivo de verificar o impacto econômico quando se substitui o modelo convencional de medição geral pelo individual. Para a fundamentação desse estudo foi utilizada a metodologia qualiquantitativa, na qual se fez uso de técnicas estatísticas e dados descritivos. Após a finalização deste trabalho, acredita-se que a tecnologia da telemetria em conjunto com o sistema de medição individualizada é eficaz na redução de perdas e uso excessivo de água e consequentemente na diminuição da sua conta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61996
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiz Adriano da Silva Júnior.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons