Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6070

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Ana Cristina de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorFREIRE, Neison Cabral Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:01:41Z
dc.date.available2014-06-12T18:01:41Z
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCabral Ferreira Freire, Neison; Cristina de Almeida Fernandes, Ana. O geonegócio - as geotecnologias e a emergência de novos mercados em regiões periféricas: o caso de Maceió - AL. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6070
dc.description.abstractA globalização, fenômeno sócio-econômico relativamente recente, complexo e em pleno curso no mundo, vem fortalecendo o desenvolvimento de novos mercados, dentre eles o geonegócio . O debate teórico nesta pesquisa busca introduzir a geotecnologia como instrumento deste processo particular e seus desdobramentos e repercussões sobre o espaço geográfico. Argumenta-se nesta tese que para a viabilização deste mercado e atendimento aos diversos interesses envolvidos, grandes empréstimos públicos internacionais (o global ) são ofertados a determinados municípios, onde o uso das Tecnologias da Geoinformação TG s (o meio técnico-científico-informacional ) oriundas das regiões mais desenvolvidas e dominantes é uma condição sine qua non para sua concretização, pois oferece: 1) às elites políticas, por um lado, o sedutor aumento do poder de controle sobre o território, através, dentre outros aspectos, do aumento expressivo da arrecadação própria e da elegibilidade da municipalidade para a obtenção de novos empréstimos; 2) às grandes empresas da área de cartografia sediadas no sul-sudeste do País a obtenção de grandes contratos públicos com excepcionais garantias de pagamento; e, por fim, 3) a emergência de novos mercados para geotecnologias em regiões periféricas a princípio insolventes para adquirir tais tecnologias. Assim, o geonegócio pode ser definido como uma nova e poderosa aliança de interesses entre distintos grupos globais, nacionais e locais, articulados entre si (organismo financeiro internacional, empresários nacionais, políticos nacionais e locais e técnicos locais) objetivando a criação e exploração de novos mercados e o fortalecimento de determinadas elites políticas e empresariais, tanto locais, como nacionais e internacionais. A pesquisa objetiva, assim, avaliar o uso das novas tecnologias de tratamento de informação espacial como instrumento na formulação do mercado de geonegócio , suas causas e consequências, tomando Maceió - AL como estudo de casopt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectGeonegóciopt_BR
dc.subjectMaceiópt_BR
dc.titleO geonegócio - as geotecnologias e a emergência de novos mercados em regiões periféricas: o caso de Maceió - ALpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo3474_1.pdf9,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons